Jovem viraliza ao mostrar que DIU saiu junto do absorvente interno: qual a chance de acontecer?

por | ago 10, 2022 | Saúde

Recentemente, um vídeo publicado no TikTok viralizou ao intrigar – e assustar – internautas. Na plataforma, uma jovem contou que, ao tentar retirar um absorvente interno, acabou puxando o DIU (dispositivo intrauterino) – e isso, conforme explica a ginecologista Caroline Cunha, da clínica Medicina da Mulher em São Paulo, é, além de possível, algo que está cada vez mais comum.

DIU sai com o absorvente interno? Médica explica caso

A Tá Saudável, a médica Caroline Cunha afirma que, devido à forma como o DIU é posicionado dentro do útero, ele está, sim, sujeito a ser puxado acidentalmente. “O DIU tem uma cordinha que liga ele à vagina. Se eu puxar, tracionar esse fio, o DIU pode sair com o absorvente interno e com o coletor menstrual. É assim mesmo, na verdade, que a gente tira o DIU – a gente puxa esse fio”, afirma a médica.

@hayanebeatriz29

Que odio de mim 😭😭😭#fyyyyyyyyyyyyyyyyyyy #viral #diu #odio

♬ Oh No – Kreepa

Segundo a ginecologista, casos assim não são algo que se vê, por exemplo, com uma frequência semanal no consultório, mas está aumentando, em partes, devido à adesão cada vez maior ao uso de coletores menstruais. “Pessoas que usam coletor, que faz um vácuo [no canal vaginal] puxam muito o DIU, é bem mais comum em pacientes que usam coletor”, afirma a médica, pontuando que, recentemente, até estudos sobre esta correlação têm sido feitos.

Por fim, a médica afirma que, em geral, puxar o DIU acidentalmente não causa dor e não traz riscos físicos ao aparelho reprodutor, mas, caso ele seja puxado sem sair, é possível que a mulher não perceba e fique desprotegida contra uma gestação. “Ele pode só se deslocar, sem sair. O problema é ele se deslocar, ficar fora do útero, e a pessoa não saber, não sentir nada e engravidar. O DIU, se não está completamente no útero, deixa a pessoa sujeita a isso”, diz.

Ao optar pelo uso do DIU, portanto, é aconselhável ter bastante cuidado no momento de retirar o absorvente interno ou o coletor, considerar o uso de outros métodos de higiene menstrual (como absorvente convencional, absorvente reutilizável ou calcinha menstrual), tirar todas as dúvidas sobre o assunto com um médico de confiança e realizar o monitoramento do método contraceptivo conforme indicado pelo especialista.

Saúde da mulher