Em momentos de nervosismo e ansiedade, respire fundo. O conselho é conhecido e pode soar óbvio e banal, mas acredite: a forma como você respira possui, sim, impacto significativo no seu estado emocional. E quem diz isso é a ciência.
Como respirar para aliviar a ansiedade
De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, EUA, respirar lentamente realmente ajuda a acalmar o cérebro.
Ou seja, se você tem o hábito de inalar e soltar o ar de maneira muito rápida, pode piorar a ansiedade e a tensão do corpo.
Os cientistas descobriram que respirar com calma promove tranquilidade porque, no cérebro, há um grupo específico de neurônios que responde à respiração e envia ao órgão sinais que regulam estados de grande excitação.
Para chegar à conclusão, os pesquisadores inicialmente identificaram, em experimento com camundongos, dois marcadores genéticos ativos em um grupo de 175 neurônios que pareciam ter relação com a respiração e controle da calma e da agitação.
Os neurônios, localizados no tronco encefálico, respondiam a diferentes tipos de respiração. O próximo passo foi modificar o cérebro de parte dos camundongos para que eles ficassem sem os neurônios com os marcadores.
Após alguns dias, foi possível observar que as cobaias sem os neurônios estavam mais tranquilas do que aquelas que apresentavam alterações na respiração e que, mesmo em situações consideradas estressantes e que normalmente causariam agitação, os camundongos agiam de maneira calma.
Um outro trabalho científico, conduzido pelo Hospital Universitário NorthShore, em Long Island, mostrou que a consciência e o controle da respiração sincronizam a atividade de certas áreas do cérebro, o que pode levar a um maior consciência emocional, relaxamento e concentração.
Se você sofre de ansiedade e constantemente se percebe tenso, saiba que pode afastar os sintomas em apenas um minuto, com uma técnica simples e que se tornou bastante popular recentemente: o exercício de respiração do Google.
O método, que promete acalmar a mente e afastar a ansiedade de forma imediata, consiste basicamente na inspiração e expiração, mas de forma consciente e lenta, fato que comprovadamente promove tranquilidade.
Técnicas de respiração para relaxar
- Por que respirar fundo transforma sua vida, segundo a neurociência?
- Ritmo de sua respiração afeta a forma como o seu cérebro funciona
- Você pode tornar suas emoções positivas ou negativas apenas com respiração