Legumes e frutas são fontes naturais de nutrientes e vitaminas e, por assim ser, servem como refeição tanto para seres humanos como também para bactérias e micro-organismo. Para evitar que esses seres microscópios se propaguem, é importante lavar muito bem os alimentos.
Higienização dos alimentos
De acordo com a nutricionista Patrícia Davidson Haiat, a correta higienização de frutas e vegetais, principalmente os que serão consumidos crus e com casca, pode reduzir em até 90% a carga de micro-organismos que estão associados à doenças.
A especialista explica que a lavagem em água corrente é o primeiro passo e já reduz em até 60% a carga microbiana, mas para que a higienização seja eficaz na prevenção de verminoses, é preciso um ingrediente especial.
Lavagem que previne verminoses
Deixar as folhas da verdura e frutas debaixo da água corrente não é suficiente para eliminar resíduos e bactérias ali presentes. De acordo com Patrícia, o uso combinado de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e vinagre é uma ótima estratégia para reduzir os micro-organismos nos alimentos em até 90%, contribuindo para o controle de verminoses, episódios de diarreia, vômitos e mal-estar.
Como fazer?
Lave os vegetais e frutas em água corrente e deixe-os de molho por 15 minutos. Enxague e deixe de molho em 1 litro de água com uma mistura de 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto e 2 colheres de sopa de peróxido de hidrogênio 3% por mais 15 minutos agitando o recipiente de vez em quando e prontinho. Com esse passo a passo é possível consumir alimentos sem se preocupar com as bactérias.
https://www.instagram.com/p/ByXaozBnuDB/
Saúde dos alimentos
- Verduras e legumes mal lavados podem causar doenças
- Como tirar agrotóxicos de frutas e legumes antes de comer: 5 dicas
- Brasil é líder mundial no consumo de agrotóxicos