Embora sejam muito confundidas, as causas e consequências das doenças são bastante diferentes
A quantidade cada vez maior de produtos livres de glúten nos mercados não contempla apenas quem está de dieta. Alimentos do gênero são ainda mais indicados para quem sofre de intolerância ao glúten ou doença celíaca, condições que, ao contrário do que muita gente acredita, são diferentes nas causas e nos sintomas.
Intolerância ao glúten: o que é
A intolerância ao glúten, também chamada de sensibilidade ao glúten não-celíaca (SGNC), é uma doença crônica que consiste na reação negativa do organismo a alimentos que possuem glúten. O problema ocorre por causa da má digestão dessa proteína.
Além da avaliação dos sintomas após ingestão de comidas com glúten, o diagnóstico de intolerância pode ser obtido por meio de exame de sangue.
O teste não revela, propriamente, o quadro de intolerância, mas pode eliminar a hipótese de doença celíaca, por exemplo. Ou seja: se o resultado for negativo para doença celíaca, são grandes as chances de a pessoa ter intolerância ao glúten.
Sintomas e Tratamento
Os sintomas de intolerância ao glúten podem variar de pessoa para pessoas, mas entre os mais comuns estão incluídos:
- Diarreia e constipação
- Inchaço
- Náusea
- Fadiga
- Fezes com odor muito desagradável
- Desconforto abdominal
- Dor de cabeça
O tratamento pode envolver um período sem ingestão de alimentos com glúten para verificar um possível fim dos sintomas acima listados. O indivíduo, então, deverá adotar uma dieta livre deste composto de proteína e, aos poucos, ir adicionando um por um, gradualmente, até descobrir o que causa o problema.
Doença celíaca: o que é
Condição mais rara do que a intolerância ao glúten, a doença celíaca é autoimune e afeta o trato digestivo. Por isso, nos celíacos, comer alimentos com glúten danifica pequenas saliências no intestino delgado.
De acordo com informações do Hospital Infantil Sabará, a doença celíaca ainda afeta a absorção de todos os nutrientes, fazendo com que, muitas vezes, o indivíduo sofra de desnutrição.
Sintomas e Tratamentos
Os sintomas de doença celíaca variam de pessoa para pessoa e podem começar na infância ou na idade adulta. Os sinais também podem ser diferentes entre adultos e crianças. Entre os principais sintomas estão:
- Dor abdominal
- Náusea e vômito
- Falta de apetite
- Diarreia
- Fezes com mau cheiro
- Irritabilidade
- Anemia
- Convulsões
- Hepatite
- Aftas ou feridas no canto dos lábios
- Flatulência
- Perda de peso
- Fadiga
- Tontura
- Erupção cutânea
O único tratamento disponível para a doença celíaca é a manutenção de uma dieta sem glúten e os sintomas, na maioria dos casos, desaparecem logo após o início do plano alimentar diferenciado. Quem sofre de doença celíaca deve evitar todas as comidas que contenham trigo, centeio e cevada
Alergia ao glúten x Doença celíaca: diferenças
Alergia ao glúten e doença celíaca , portanto, são condições diferentes em suas causas e sintomas. Por isso, aprender a identificar o problema é fundamental para apostar em um tratamento mais adequado e eficiente.
Doença celíaca
- Trata-se de um distúrbio inflamatório crônico do intestino delgado
- É uma resposta autoimune do organismo ao glúten
- Pode ser diagnosticada por exame de sangue ou biópsia do intestino delgado
Intolerância ao glúten
- É causada por um problema de digestão do glúten
- Trata-se de uma alteração gastrointestinal provocada pela proteína
- O diagnóstico é clínico, baseado na observação dos sintomas e na exclusão de doença celíaca