Mais de três dias sem ir ao banheiro, inchaço, gases, sensação de estufamento e mal humor. Esses são alguns dos sintomas bastante comuns em pessoas que sofrem de prisão de ventre. Viver com o intestino preso não é saudável: a não eliminação das fezes favorece a proliferação de bactérias e micro-organismos nocivos ao organismo.
Leia também:
12 causas da prisão de ventre que você nem imagina
Síndrome do intestino irritável provoca prisão de ventre alternada com diarreia
Intestino preso pode ser tratado com suco verde. Veja a receita
Gastroenterologista do Hospital do Coração (HCor), André Siqueira Matheus dá algumas dicas preciosas que podem ajudar a regularizar o trânsito intestinal.
Como fazer o intestino funcionar
Vá ao banheiro sempre que der vontade. Crédito: Thinkstock
1. Preste atenção do seu intestino
Saber com que frequência o seu intestino funciona e observar o aspecto das fezes é muito importante para cuidar da saúde intestinal. Mas o mais importante é não inibir o reflexo evacuatório. Ou seja, quando der vontade, vá ao banheiro!
2. Consuma fibras
Mamão, ameixa seca, laranja com bagaço, semente de linhaça, gergelim, farelo de trigo e granola auxiliam na formação do bolo fecal e podem ser consumidos com iogurte desnatado, por exemplo, que tem bactérias que auxiliam a digestão.
Evite leite, gorduras e carne vermelha. Crédito: Thinkstock
3. Faça atividades físicas
Praticar exercícios regularmente estimula o peristaltismo – movimento que empurra os alimentos ao longo do tubo digestivo –, melhorando o funcionamento do intestino. Sim, o sedentarismo é uma das causas comuns da prisão de ventre.
4. Beba mais água
A água hidrata as fezes e facilita o trânsito delas no intestino. Beba cerca de dois litros de água por dia, mas evite ingerir líquidos durante as refeições.
5. Coma menos alimentos constipantes
Carne vermelha, laticínios, açúcar, farinha branca, café e refrigerantes podem atrapalhar o funcionamento do intestino. Consuma esses alimentos com moderação.
6. Crie uma rotina
Coma mais fibras e frutas. Crédito: Thinkstock
O intestino funciona melhor na parte da manhã, por isso, tente se acostumar a ir ao banheiro todos os dias neste horário. Reserve 10 minutos após o café da manhã e fique sentada no vaso, mesmo que não faça nada. Em poucos dias, a técnica traz resultados.
7. Evite tomar remédios
Laxantes agridem a flora intestinal e perdem o efeito após algum tempo de uso, pois o corpo se acostuma à substância. Se o problema for grave, procure um médico para que outras causas sejam investigadas. Teste um shake com mamão e grãos que ajuda o intestino a funcionar.