Insônia infantil

por | jun 30, 2016 | Saúde

Muitos pais ficam em dúvidas quando o assunto é insônia infa ntil. A insônia pode se manifestar de várias formas, como dificuldade para adormecer, acordar a cada duas horas todas as noites. Normalmente esse problema está vinculado ao comportamento do recém-nascido, pois do mesmo modo que precisam aprender a comer, também precisam aprender a dormir.

Leia também
Tratamento para a insônia

Dicas contra a insônia

Remédios para combater a insônia

Causa e tratamento da insônia infantil

O pediatra Gustavo Moreira, do Hospital Israelita Albert Einstein, ressalta que é importante a mãe embalar a criança, e dar uma mamadeira ou chupeta antes de dormir. Essas medidas previnem problemas futuros relacionados à falta de sono. A insônia comportamental está relacionada diretamente com o vínculo materno, se a mãe está ansiosa, o bebê ou a criança acabam refletindo esses sentimentos, explica o pediatra.

Uma das causas mais comuns da insônia infantil é a ansiedade. Quando a criança passa por uma mudança grande, seja de escola ou de casa, a insônia pode acompanha-la. Mas esses casos duram algumas noites mal dormidas e voltam ao normal, quando a criança se acostuma com a nova situação.

O Dr. Gustavo também ressalta a quantidade de sono que uma criança precisa. Segundo ele, varia com a idade. Um recém-nascido precisa de 16 horas. Uma criança de 2 a 4 anos de 13 horas, de 5 a 7 anos de 12 horas. “A variação de criança para criança, em cada idade, é de mais ou menos duas horas”, explica o pediatra.