Desenvolvida por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia, a primeira vacina anticoncepcional para homens pode estar em breve disponível. Os testes finais com o contraceptivo inédito mostraram que a opção é melhor que a vasectomia, uma vez que é menos dolorosa, tem duração de 13 anos e também é reversível.
Como funciona a vacina anticoncepcional para homens
O anticoncepcional Risug (Inibição Reversível do Esperma Sob Controle, na sigla em inglês) é um gel que danifica as caudas dos espermatozoides, impedindo-os de fertilizar um óvulo. Após anestesia local no saco escrotal, a injeção é aplicada nos canais deferentes, que transportam os espermatozoides depois de seu amadurecimento para que se juntem aos líquidos seminais e formem o sêmen.
O procedimento leva poucos minutos e, como não é baseado em hormônios, tem entre efeitos colaterais apenas inchaço e dores no local nos dias após a aplicação. Segundo os pesquisadores, o método pode ser facilmente revertido com facilidade.
A vacina anticoncepcional para homens foi testada em 300 voluntários e teve 97% de eficácia. De acordo com informações do jornal local Hindustan Times, o Risug já completou vários testes clínicos em humanos e aguarda a aprovação das autoridades de saúde indianas.