Infertilidade e esterilidade não são a mesma coisa: entenda diferença

por | ago 9, 2019 | Saúde

O sonho de muitos casais é ter um bebê, mas por uma razão ou outra, às vezes engravidar se torna uma tarefa difícil. Quando as tentativas falham, muitas pessoas se questionam se são estéreis ou inférteis. Existem até aqueles que pensam que esses termos são sinônimos, mas na realidade não são.

A esterilidade é a incapacidade de conceber depois de ter relações sexuais habituais e sem usar contraceptivos, segundo informações da clínica de fertilidade VITA, uma das mais importantes da Espanha. Significa, portanto, que não é possível fertilizar o óvulo.

A infertilidade, por sua vez, refere-se à incapacidade de concluir satisfatoriamente a gravidez, ou seja, significa que o espermatozoide fecundou o óvulo e a mulher engravidou, mas, por algum motivo, não foi possível obter uma evolução na gravidez.

Quando é apropriado iniciar um tratamento?

No caso de infertilidade, perder um bebê é um grande golpe psicológico e, por isso, é recomendável iniciar o tratamento após a segunda perda. É necessário fazer um exame médico e um estudo de fertilidade antes. Existem dois níveis de infertilidade:

  • Infertilidade primária: quando nenhuma gravidez chega a evoluir satisfatoriamente
  • Infertilidade secundária: quando as gestações prosseguem, mas ocorrem abortos repentinos

O tratamento no caso de esterilidade é diferente, uma vez que pode estar associada ao homem, à mulher ou a ambos.

Nas mulheres, as causas mais comuns de esterilidade são problemas de ovulação, óvulos de baixa qualidade, anormalidades do útero e fatores externos, como sobrepeso e tabagismo.

Nos homens, a esterilidade pode ser causada por anormalidades testiculares, problemas com a próstata, má qualidade do sêmen, problemas de ereção e também fatores externos, como tabagismo, problemas de peso e estresse.

A boa notícia é que é muito raro uma pessoa ser completamente estéril, sendo, portanto, possível receber tratamento para corrigir a condição. Um casal é considerado clinicamente estéril se tiver tentado engravidar durante um ano sem sucesso.

Tratamentos

Realizar consultas com um especialista é fundamental para determinar o tipo ideal de tratamento para cada casal, mas os mais comuns são:

  • Fertilização in vitro: nesta técnica, os óvulos são removidos para realizar a fertilização usando uma amostra de sêmen.
  • Inseminação artificial: a inseminação é realizada diretamente no útero, com uma amostra de sêmen.

Fertilidade e gravidez

Original Author: Sebastián Pérez Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/sebastian-perez
Original ID value: 218293
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/salud/218293/es-lo-mismo-infertilidad-que-esterilidad-expertos-lo-explican