A Sociedade Brasileira de Dermatologia tem uma lista com mais de 70 doenças de pele. Dentre elas estão desde as mais comuns, como acnes e verrugas, até as mais raras, como a hidradenite supurativa. A dor e o sofrimento causados por esta doença acarretam uma série de problemas que afetam diretamente o cotidiano das pessoas, o que leva muitos pacientes a desenvolverem, inclusive, quadros depressivos.
Hidradenite supurativa
O que é?
A hidradenite supurativa é uma doença de pele crônica causada pela inflamação dos folículos de pelo de algumas regiões do corpo – como axilas, mamas, virilha, glúteos e na região genital. Ela acontece com mais frequência em mulheres e costumam aparecer pela primeira vez logo após a puberdade.
Causas da doença
A hidradenite supurativa pode ser considerada uma doença autoinflamatória. Ela acontece quando folículos capilares são bloqueados e inflamam. Esse processo inflamatório na região faz com que nódulos e abscessos sejam formados. Como é uma doença progressiva, há a tendência de que esses nódulos deem origem a fístulas e cicatrizes.
Fatores de risco
O motivo exato para que este bloqueio e consequente inflamação ocorram é incerto. Existem, no entanto, alguns fatores de risco para a doença além de serem mais comuns em mulheres, tais como
- Ter histórico familiar de hidradenite supurativa (um terço dos doentes tem antecedentes familiares com a doença).
- Período da puberdade, ou adolescência, pelo balanço de hormônios.
- Obesidade.
- Tabagismo.
Sintomas
A hidradenite supurativa é caracterizada por lesões inflamadas em determinadas regiões da pele do corpo onde há dobras. Estas lesões são como nódulos ou caroços, muito dolorosos, que podem evoluir com aberturas e pus. Com o tempo novas lesões vão surgindo, lado a lado e sobre as antigas, formando cicatrizes.
Além das cicatrizes dificultarem os movimentos dos braços e coxas, a constante eliminação de pus das lesões podem causar mau cheiro e manchar roupas.
Hidradenite pode virar câncer?
De acordo com estudos publicados na revista médica britânica, Postgraduate Medical Journal, pessoas com hidradenite supurativa têm 50% de chance a mais de desenvolver câncer – principalmente de pele, da boca e de fígado – do que o resto da população. A Sociedade Brasileira de Dermatologia também afirma que, raramente, lesões muito antigas e persistentemente inflamadas podem levar ao surgimento de neoplasias malignas, comumente conhecido como câncer.
Hidradenite supurativa é contagiosa?
Ainda que seja uma doença dermatológica, a hidradenite supurativa não é uma doença contagiosa, mas sim associada a irregularidades do próprio sistema imunológico.
Tratamento para hidradenite
A hidradenite supurativa é uma doença que ainda não tem cura. Seu tratamento varia de acordo com a gravidade das inflamações, envolvendo higiene adequada nas áreas afetadas, perda de peso e, para quem fuma, abandono do cigarro. Existem antibióticos em cremes, ou mesmo via oral, que também são usados como forma de tratamento. E em algumas mulheres o uso de anticoncepcionais também pode ajudar a equilibrar as disfunções hormonais.
As lesões crônicas associadas a cicatrizes causadas pela hidradetine supurativa precisavam, muitas vezes, ser tratadas com cirurgias para remover a pele afetada.
Como lidar com as dores da hidradenite?
A youtuber Jéssica Tauane descobriu que estava com a doença há alguns anos e resolveu falar abertamente sobre em seu canal do YouTube, Gorda de Boa. Ela fez uma série de vídeos compartilhando sua experiência para pessoas que passam pela mesma situação. Neste vídeo ela dá dicas de como lidar com as dores da hidradenite supurativa, que são muito fortes e incômodas.
Existe alguma forma de prevenção?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia estudos demonstram a ligação da hidradenite supurativa à obesidade e ao tabagismo, bem como a dietas com excesso de carboidratos, açúcares e gordura animal. Assim, a indicação é que a pessoa procure manter uma dieta equilibrada e saudável, além de deixar de fumar como forma de prevenir a doença de se manifestar.
Uma dica para o alívio do desconforto da hidradenite supurativa é usar roupas largas e de algodão, evitando apertar as regiões inflamadas e suar em demasia.
Cuidados com a pele
- Dez mandamentos da pele
- 2 formas de tirar pontinhos brancos da pele são TOTALMENTE erradas
- Como acabar com bolinhas vermelhas no braço