Um povo indígena que vive nas florestas do norte da Bolívia foi considerado por cientista como o dono dos corações mais saudáveis do mundo. De acordo com um estudo publicado pela revista científica Lancet, praticamente nenhum membro dos tsimane, nem mesmo os mais velhos, possui sinais de artérias entupidas.
Os pesquisadores admitem que o estilo de vida adotado pelos tsimane não é compatível com a maioria da população contemporânea, já que eles seguem um padrão semelhante ao da civilização de milhares de anos atrás. No entanto, ressaltam que podemos sim aprender lições valiosas com eles.
Hábitos do povo com o coração mais forte do mundo

Os estudiosos observaram que 72% das calorias diárias dos tsimane são compostas por carboidratos, 14% vêm de gorduras e mais 14% de proteínas, com maior ênfase a carnes magras.
Além da alimentação equilibrada, os tsimane também são mais fisicamente ativos: os homens dão 17 mil passos por dia, enquanto as mulheres, 16 mil. Entre os maiores de 60 anos, o desempenho físico também é exemplar, com 15 mil passos diários, 5 mil a mais do que os recomendados por médicos para uma vida saudável.

Os cientistas examinaram através de tomografia computadorizada o coração de 705 pessoas do povoado e descobriram que aos 45 anos, quase nenhum integrante do povo tsimane tinha artérias entupidas. Nos EUA, o número chega a 25% da população da mesma faixa etária.
Além dos aspectos físicos e dos hábitos de alimentação e exercícios, os tsimane, que vivem em pequenas comunidades, são bastante sociáveis e mantêm perspectiva otimista para a vida, afirma o trabalho científico.
Saúde do coração
- Menu que blinda seu coração e despenca chances de infarto
- Estudo: fazer hora extra no trabalho aumenta o risco de doenças no coração
- Dor no peito: o que pode ser? Conheça 6 causas além do infarto