Há 3 fatores que aumentam risco de câncer de intestino (e 3 atitudes para evitá-lo)

O câncer de intestino é um dos tipos de câncer mais frequentes, especialmente se for do tipo colorretal, ou seja, quando afeta as partes finais do intestino grosso, chamadas de cólon e reto. Uma das complicações desse quadro é sua “facilidade” em se espalhar para outras partes do órgão.

A condição, embora tenha rastros genéticos, também tem origem em hábitos inadequados e em alterações comuns. Assim, o diagnóstico precoce e a identificação dos sintomas do câncer de intestino são as melhores armas para evitar a doença.

Fatores que aumentam risco do câncer

Genética

Cerca de 20% das pessoas que desenvolvem câncer colorretal têm outros membros da família que foram acometidos pela enfermidade. Pessoas com história de câncer colorretal ou pólipos adenomatosos em um ou mais parentes de primeiro grau tem o risco aumentado.

Shutterstock

Pólipos Intestinais

Ter um histórico de pólipos adenomatosos (adenomas) aumenta o risco de câncer colorretal, principalmente se os pólipos são volumosos ou em grandes quantidades. As pessoas que já tiveram câncer colorretal, embora já tenha sido tratado cirurgicamente e completamente removido, são mais propensas a desenvolver novos cânceres em outras áreas do cólon e reto. As chances de isso acontecer são maiores se o primeiro câncer colorretal foi diagnosticado quando a pessoa era mais jovem.

Shutterstock

Dieta gordurosa

Uma dieta rica em carnes vermelhas e carnes processadas pode aumentar o risco de câncer colorretal. Não se sabe ao certo porque a alimentação ruim aumenta risco de câncer, mas algumas teses indicam que ela estimula a produção de células-tronco no intestino, que em grande quantidade podem originar tumores.

Fatores de proteção

Shutterstock

Prática de atividades físicas: A prática de atividades físicas está associada a adoção de um estilo de vida mais saudável que, naturalmente, combate a obesidade.

Fim do tabagismo: Fumar é uma causa bem conhecida do câncer de pulmão, mas também está associada a outros tipos de câncer, incluindo o câncer colorretal.

iStock

Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas: O câncer colorretal tem sido associado ao consumo em excesso de álcool. Limitar o consumo de álcool a 2 doses por dia para homens e 1 dose por dia para as mulheres pode ter muitos benefícios para a saúde.

Câncer Colorretal