No Brasil, circulam três tipos de vírus da gripe (influenza): A, B e C. O tipo C, de acordo com o Ministério da Saúde, causa apenas infecções respiratórias brandas e não possui impacto na saúde pública.
O vírus influenza A e B, no entanto, provocam epidemias sazonais, sendo o influenza A o responsável pelas grandes pandemias.
Gripe H1N1: o que é
A gripe H1N1 é um subtipo do vírus influenza A, resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus da gripe aviária, da gripe suína e do vírus humano da doença.
Sintomas da gripe H1N1

Os sintomas da gripe H1N1, segundo informações do Hospital Israelita Albert Einstein, são semelhantes aos da gripe comum:
- Febre alta e repentina (acima de 38°C)
- Dor de garganta
- Dor de cabeça
- Dores musculares e nas articulações
- Coriza
- Falta de apetite
- Tosse
- Diarreia
- Vômitos
Quanto tempo pode durar uma gripe?
A febre é o sintoma mais significativo da gripe H1N1 e dura em torno de 3 dias. A progressão da doença faz com que os sinais respiratórios se tornem mais evidentes e mantenham-se por 3 a 4 dias, após o desaparecimento da febre, em média. Ou seja, a gripe pode durar mais de 6 dias.

Transmissão
A transmissão da gripe H1N1 pode ocorrer, principalmente, com o contato de gotículas expelidas pela pessoa doente ao falar, espirrar e tossir. É possível ainda pegar a gripe por meio da inalação de partículas residuais no ar.
Menos comum, mas ainda possível, existe o risco de transmissão indireta, ou seja, por meio do contato com as secreções de outros doentes. Neste caso, as mãos são o principal veículo, ao propiciarem a introdução de partículas virais diretamente nas mucosas oral, nasal e ocular.
Contágio: período
Um adulto pode transmitir o vírus entre 24 e 48 horas antes do início de sintomas. Nesse período, o pico da excreção viral ocorre entre as primeiras 24 até 72 horas do início da doença e declina até aos níveis não detectáveis por volta do quinto dia após o início dos sinais.

Tratamento
O início do tratamento da gripe H1N1 deve ser feito, preferencialmente, nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas. O medicamento antiviral usado para combater o problema, no entanto, apresenta benefícios mesmo se administrado após este período.
Melhor remédio
Em caso de gripe H1N1, o médico pode avaliar a necessidade de prescrever uso do antiviral fosfato de oseltamivir (Tamiflu), indicado para todos os casos de síndrome respiratória aguda grave e casos de síndrome gripal com condições e fatores de risco para complicações.
Prevenção

A vacina contra a gripe ainda é a melhor forma de prevenir a doença. No entanto, outros cuidados simples de higiene são importantes para evitar a contaminação. Para evitar o contágio você deve:
- Lavar bem as mãos com água e sabão
- Utiliza álcool gel para higienizar as mãos com frequência
- Evitar colocar as mãos nos olhos, boca e nariz
- Evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal
- Cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar
- Evitar permanecer em locais fechados e com muitas pessoas presentes
Tipos de gripes: sintomas e tratamentos
- Gripe H3N2: o que é, sintomas e como se proteger desse tipo de vírus
- Sua gripe forte pode ser, na verdade, tuberculose: 5 passos para diferenciar
- Quando uma gripe pode ser forte a ponto de necessitar internação?