A ideia de incluir um pouco de grama no seu cardápio alimentar pode soar um tanto estranha ou mesmo pouco atraente, mas a rejeição inicial pode desaparecer assim que conhecemos os diversos benefícios para a saúde quando passamos a consumir grama de trigo.
Considerada um superalimento, a grama de trigo é rica em clorofila, substância com propriedades antioxidante, cicatrizante, antisséptica e, portanto, capaz de contribuir para a prevenção de doenças. Além disso, ela possui nutrientes como as vitaminas, minerais, fibras, proteínas, entre outros.
Benefícios da grama de trigo para a saúde
Por ser um alimento alcalino, a grama de trigo purifica o organismo e evita doenças que, normalmente, afetam o corpo quando sofre excesso de acidez. Em meio alcalino, as toxinas são mais facilmente eliminadas, fortalecendo assim a saúde.
A grama de trigo é conhecida também por acelerar o metabolismo, o que garante maior facilidade para a perda de peso. Antioxidante, o alimento retarda o envelhecimento precoce e, consequentemente, reduz as chances de aparecimento de condições sérias de saúde.
Boa fonte de fibras, a grama de trigo promove saciedade, regula o trânsito intestinal e controla os níveis de colesterol e taxas de gordura e açúcar no sangue. Suas propriedades purificadoras também melhora o funcionamento do fígado, protegendo o órgão de agentes poluentes.
Como favorece a oxigenação de células, o alimento também fornece mais energia ao corpo, além de manter o equilíbrio hormonal e funcionar como um cicatrizante natural.
Como consumir grama de trigo e onde encontrar
A grama de trigo pode ser consumida em misturas de suas folhas com sucos, principalmente aliado a outros ingredientes e frutas, pois seu sabor natural é levemente amargo e pode não ser tão atraente ao paladar. No caso da bebida, o ideal é que ela seja tomada logo após o preparo para manter as propriedades.
Existem também disponíveis opções de grama de trigo em pó e cápsulas, vendidas em lojas de produtos naturais ou mesmo em grandes redes de supermercado. Vale lembrar, no entanto, que a melhor maneira de consumir a grama de trigo, assim como todos os alimentos, é optando pela versão mais próxima possível do seu estado natural.
Não há estudos ou relatos que apresentem contraindicações no consumo da grama de trigo, mas como é um alimento que preferencialmente deve ser ingerido cru e é geralmente cultivado no solo ou na água, pode, em casos raros ser contaminado com bactérias ou fungos de origem alimentar.
Portanto, a recomendação é que grávidas evitem seu uso, assim como pessoas com histórico de alergia a outras ervas, trigo ou ingredientes comumente encontrados em suplementos com a grama de trigo.
Saúde e alimentação
- Essa é a forma certa de preparar brócolis se você quer prevenir câncer
- Beber suco de agrião é o mesmo que blindar seu corpo contra 5 doenças
- Azeitona previne câncer de mama e te dá outros 5 motivos para consumi-la