É possível ter gêmeos de pais diferentes? Entenda o fenômeno mostrado em “Pedaço de Mim”

por | jul 10, 2024 | Saúde

O fenômeno que dá origem a gêmeos de pais diferentes é a superfecundação heteroparental, algo muito raro

Primeiro melodrama nacional da Netflix, “Pedaço de Mim” tem feito sucesso até fora do País. Na trama, a protagonista Liana (Juliana Paes) fica grávida tanto do marido quanto de um abuso sexual – mas, afinal, é possível uma mulher ter gêmeos de pais diferentes?

Assim como explicado na série, o fenômeno é chamado de superfecundação heteroparental, e ele requer uma série de eventos raros acontecendo paralelamente. Entenda como isso acontece:

Gêmeos de pais diferentes, como em “Pedaço de Mim” é algo possível?

gêmeos de pais diferentes
Liana (Juliana Paes) com os bebês em “Pedaço de Mim” (Crédito: Divulgação/Netflix)

O fenômeno em que duas crianças são geradas por pais diferentes em uma mesma gravidez é chamado de superfecundação heteroparental. Ele é bastante raro e só foi documentado pela ciência cerca de 20 vezes em todo o mundo desde o início do rastreio.

Na história de “Pedaço de Mim”, Liana está aflita para engravidar após duas perdas gestacionais e toma um medicamento para ovular. Com poucos dias de diferença, ela tem uma relação sexual com o marido, e também é violentada sexualmente. Na série, o médico que a atende explica que se trata de dois óvulos fecundados por espermatozoides de homens diferentes – e é realmente assim que acontece na vida real.

Como acontece a superfecundação heteroparental

Fetos de gêmeos (Crédito: Freepik)

Conforme mostram estudos e artigos sobre casos de superfecundação heteroparental, o fenômeno pode ser explicado por uma analogia simples. O sistema reprodutivo feminino funciona como um “restaurante”, e libera os “pedidos” (óvulos) sob demanda dos “fregueses” (hormônios). Quando há muita demanda, pode haver a liberação de dois pedidos iguais por engano, ou seja, a liberação de dois óvulos no mesmo ciclo menstrual.

A hiperovulação, como é chamada essa situação, não faz mal para a mulher. Ela acontece inclusive quando uma pessoa está passando pelo processo de Fertilização in Vitro, em que é preciso estimular a produção de óvulos para colhê-los e ter mais chances de formar um embrião.

gêmeos de pais diferentes
Liana (Juliana Paes) e o marido, Tomás (Vladimir Brichta), em “Pedaço de Mim” (Crédito: Divulgação/Netflix)

Em um quadro de hiperovulação, caso a mulher tenha relações sexuais com a mesma pessoa mais de uma vez e dois espermatozoides os fecundem, a gravidez será de gêmeos fraternos. Gêmeos fraternos são aqueles formados por duas fecundações diferentes, enquanto os idênticos são formados pela divisão de um óvulo fecundado em dois embriões iguais.

No caso de gêmeos de pais diferentes, o processo é o mesmo, mas cada um dos óvulos liberados é fecundado pelo espermatozoide de um homem diferente. Sendo assim, o processo requer uma sequência de eventos raros (hiperovulação, fecundação dupla, duas relações no período fértil com inervalo curto de tempo entre elas) para acontecer.

Gêmeos de pais diferentes são irmãos?

Gêmeos de “Pedaço de Mim” (Crédito: Divulgação/Netflix)

Os embriões formados pela fecundação de dois óvulos da mesma mãe por espermatozoides de homens diferentes dão origem a dois bebês filhos da mesma mãe. Como não são filhos do mesmo pai, no entanto, são reconhecidos como meio-irmãos que nasceram juntos.

Assim como qualquer dupla de indivíduos gerados por um genitor em comum e um genitor diferente, eles compartilham 25% do material genético. Gêmeos fraternos da mesma mãe e do mesmo pai compartilham 50% do DNA, enquanto gêmeos idênticos compartilham 100% dele.

Mais sobre fertilidade