Gases e dores abdominais são problemas que atingem boa parte da população, principalmente mulheres. Quem sofre com os sintomas, constantemente, enfrenta momentos difíceis na vida social e profissional por causa do incômodo e desconforto causados pelas flatulências.
Os gases são formados durante o processo de digestão e fermentação dos alimentos no estômago e no intestino. A quantidade de gases expelida pode variar de pessoa para pessoa, mas a média é de em torno 14 vezes por dia.
A formação de gases e dores abdominais deve ser combatida na raiz do problema: os hábitos alimentares. As bactérias que estão no intestino podem produzir mais gases por causa da ingestão de alguns alimentos, intensificando, assim, as flatulências¹. Conheça alguns deles:

Alimentos que causam gases e dores abdominais
Feijão: Contém elementos como a rafinose e a estaquiose, açúcares que não são muito bem digeridos pelo organismo¹.
Leite: A lactose, açúcar natural do leite, pode ser um problema em pessoas que não produzem a enzima lactase, responsável pela digestão¹.
Brócolis: Em sua composição, o brócolis tem uma proteína rica em aminoácidos sulfurados que faz com que o enxofre reaja com as bactérias intestinais¹.
Couve-flor: Assim como o feijão, é composta de rafinose e pode provocar as mesmas reações no organismo¹.
Repolho: O repolho também deve ser ingerido com moderação, pois tem a mesma proteína do brócolis¹.

Como evitar o desconforto abdominal
Para não sofrer com gases e dores abdominais, opte por alimentos de fácil digestão, que consigam evitar esse tipo de problema, como:
- Abacaxi;
- Mamão;
- Iogurte natural;
- Chá de erva-doce;
- Tomate;
- Chicória;
- Gengibre;
- Água.

Vale lembrar que para se livrar do desconforto, é importante comer devagar, mastigar bem e evitar beber muito líquido durante as refeições. Além disso, praticar atividades físicas regularmente também colabora para que o funcionamento do intestino seja mais saudável.
Referências bibliográficas
¹ American College of Gastroenterology.Intestinal Gas Problems. [Acesso em 29 de novembro de 2016.]. Disponível em: http://s3.gi.org/patients/cgp/pdf/intest.pdf
Quando as crises de estresse provocarem incômodos e dores abdominais, Buscopan pode ser uma boa ajuda. Ele é um antiespasmódico que alivia as contrações e espasmos dos músculos dos órgãos abdominais.
—
Página não recomendável para menores de 18 anos. SAC: 0800.701.6633.
BUSCOPAN É UM MEDICAMENTO, SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Indicações: Buscopan é indicado para o alívio rápido e prolongado das cólicas, dores e desconfortos abdominais.
Contraindicações: Alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, miastenia gravis, megacólon, diarreia aguda ou persistente na criança, idosos sensíveis aos antimuscarínicos. MS – 1.0367.0014 Novembro/2016