Uma avaliação visual pode ajudar a entender qual o melhor tratamento para a inflamação
Dores e desconfortos ao ingerir alimentos ou falar normalmente indicam que sua garganta inflamou. Causada por vírus ou bactérias, essa sensação tem ligação com doenças comumente transmitidas em ambientes fechados e com grande concentração de pessoas. No entanto, uma análise visual pode te ajudar a entender melhor o que causou a sua doença. Entenda!
Pontinhos brancos indicam se a garganta inflamou?
Se você sente que sua garganta inflamou e apresenta pontinhos brancos na região, pode estar sofrendo de faringite ou amigdalite. Diferentemente e menos comum do que as infecções virais, elas são provocadas por infecções bacterianas.
Isso porque, infecções bacterianas que inflamam a garganta provocam incômodos mais intensos e vêm acompanhadas de presença de pus na área. Tanto para faringite quanto para amigdalite, o tratamento conta preferencialmente com antibióticos. Além disso, elas geralmente só são transmitidas entre pessoas com contato próximo e prolongado.
Os sintomas de garganta inflamada pela infecção por bactérias, ao contrário da viral, não produzem espirros ou congestão nasal, mas sim sinais como forte incômodo na região, dificuldade para engolir alimentos ou saliva, febre, dores de cabeça e pelo corpo, além da visualização dos pontos brancos.
O tratamento baseado em antibióticos não faz efeito imediato e, enquanto o medicamento atua, o paciente que sofre de fortes desconfortos poderá fazer uso de anti-inflamatórios que, apesar de não curar a infecção, são úteis para aliviar a inflamação da garganta.
Tratamentos caseiros também podem ser úteis para aliviar o desconforto momentaneamente, por exemplo.