Cantora revela paralisia facial e relaciona condição com ansiedade: entenda o problema e suas causas

por | dez 2, 2024 | Saúde

Afinal, ansiedade causa Paralisia de Bell? Saiba do que se trata essa condição relatada por Gabi Melim

Usando o Instagram, a cantora Gabi Melim se abriu sobre um problema de saúde que está enfrentando. Após notar um dos lados do rosto paralisado, ela buscou atendimento médico e descobriu que está com Paralisia de Bell, algo que creditou a ansiedade excessiva. Entenda abaixo o que é a condição:

Gabi Melim relata paralisia facial por ansiedade

(Crédito: Reprodução/Instagram @gabimelim)

A cantora Gabi Melim surpreendeu o público recentemente ao revelar que está com Paralisia de Bell. No Instagram, ela falou sobre o diagnóstico, descrevendo os sintomas e dando detalhes da investigação que tem feito desde então junto a um médico neurologista.

“O lado direito do meu rosto não mexe, a visa não fecha, mas já tô sendo cuidada por médicos maravilhosos, sendo medicada e fazendo fisioterapia facial”, disse ela, afirmando que exames já descartaram possíveis causas sérias para a condição.

“Vim no neurologista e tô me cuidando. Já descartamos algo mais grave com o resultado da tomografia e ressonância que fiz do cérebro”, declarou a cantora. Segundo ela, o quadro teria relação com ansiedade.

Paralisia de Bell: o que é e quais as causas

paralisia de Bell
(Crédito: Reprodução/Instagram @gabimelim)

A Paralisia de Bell é um tipo de paralisia facial relacionada ao sistema nervoso. Ela é caracterizada pela paralisia de apenas um lado da face, causada por distúrbios que inflamam o nervo responsável pelas expressões faciais. Em geral, eles problema é temporário, mas pode ter longa duração.

Nem sempre é possível apontar a causa do problema. A lista de possíveis causas, no entanto, incluem:

  • Infecções virais (especialmente pelo vírus que causa herpes);
  • Traumas físicos;
  • Diabetes;
  • Exposição ao frio.

Além da paralisia unilateral, essa condição também pode causar sintomas como:

  • Dor na mandíbula ou atrás da orelha;
  • Alterações no paladar;
  • Perda de controle das glândulas lacrimais e salivares.

O tratamento da Paralisia de Bell inclui o manejo da condição causadora (em caso de infecção), fisioterapia e corticosteroides. Entre 85 e 90% dos pacientes com essa condição se recuperam totalmente.

(Crédito: Reprodução/Instagram @gabimelim)

Ansiedade causa Paralisia de Bell?

A relação entre esse fator e a condição não é bem conhecida. É possível afirmar, porém, que estresse extremo causa prejuízos ao sistema imunológico. Isso pode tornar o organismo suscetível ao surgimento de infecções que possibilitam o problema.

Saúde