Não é novidade que o consumo de vegetais e frutas regularmente é essencial para garantir bom funcionamento do organismo, ajudar na perda de peso e ainda afastar doenças. Por muitas vezes exigirem cuidados extras, como higienização mais delicada e compras constantes para ter um prato sempre fresco, os alimentos acabam ficando de fora do cardápio diário.
Uma medida simples para sempre ter disponível frutas e vegetais em casa sem precisar ir diariamente a feira e supermercados e ainda evitar desperdícios é comprar os produtos em versão congelada em embalagens separadas. Mas os alimentos congelados preservam mesmo seus nutrientes?
Alimentação saudável: apostar ou não em vegetais e frutas congelados?
Enquanto legumes enlatados tendem a perder grande quantidade de nutrientes durante o processo de preservação, os congelados aparecem como boa alternativa, já que são mais saudáveis do que os vendidos no supermercado.
Em alguns casos, os vegetais congelados podem ter até mais nutrientes que os chamados frescos. Isso porque eles passam por um processo de congelamento logo após a colheita, já os alimentos vendidos em feiras podem chegar à mesa do consumidor até 12 dias depois de colhidos, sofrendo assim perda de propriedades.
Apesar disso, os congelados não devem ser substituídos sempre pelos naturais. O ideal é comprar e consumir os alimentos de procedência conhecida e, se possível, orgânicos, que não levam agrotóxicos.
Cardápio saudável: 13 frutas que os nutricionistas dizem que comem sempre