Apesar de serem mais comum em crianças, as verminoses (doenças causadas por diferentes tipos de vermes parasitas) podem aparecer em qualquer idade e sua transmissão ocorre, normalmente, por meio de ingestão de água e alimentos contaminados.
Na maioria das vezes, os vermes se hospedam nos intestinos, mas também podem permanecer em outros órgãos do corpo.
De acordo com o Ministério da Saúde, algumas das verminoses mais comuns são: ancilostomose (ou amarelão), ascaridíase, giardíase, oxiuríase e teníase/cisticercose. Confira sintomas que podem indicar que há um verme no organismo:
Sinais de você pode estar com vermes
Os sintomas de verminose podem variar bastante, dependendo inclusive do tipo de verme que está hospedado no organismo. Entre os sinais mais comuns estão:
- Fraqueza
- Dores abdominais
- Náuseas e vômitos
- Diarreia
- Alterações no apetite (muita ou pouca fome)
- Perda de peso
- Anemia
- Problemas respiratórios
- Inchaço na barriga
- Excesso de gases
- Cansaço excessivo
- Coceira no ânus
- Fezes muito escuras
- Dores musculares e nas articulações
Verminose: diagnóstico e tratamento
O diagnóstico de verminose pode ser é obtido por meio de exame de fezes, que pode identificar o tipo de verme que provocou a condição. Em alguns casos, o médico pode pedir ainda um exame de sangue para verificar a extensão da doença.
O tratamento da verminose é feito com medicamentos vermífugos que atuam sobre variados tipos de vermes. Para prevenir a verminose é aconselhável tomar cuidados simples de higiene como lavar as mãos com frequência, higienizar corretamente os alimentos e somente beber água filtrada.
Sintomas e significados
- Sua pele fica com hematomas facilmente? Pode ser por estas 5 razões
- Calcanhar rachado não é só ressecamento e pode ter 3 causas mais sérias
- Por que seu rosto está inchado: conheça 7 diferentes causas possíveis