Fluxo menstrual aumenta com mioma, pólipo, uso de remédio e mais 4 motivos

Quando a menstruação desce em um volume muito maior do que o esperado, pode ser que o organismo esteja tentando avisar que alguma coisa está errada. Mas também pode ser apenas uma oscilação normal do fluxo. Como saber a causa?

O que aumenta o fluxo menstrual?

Ao notar qualquer alteração no sangramento, é importante consultar um médico para averiguar se não é nada grave. A ginecologista Gabriella Segre postou as causas mais comuns para o aumento do fluxo menstrual nas mulheres.

1. Distúrbios hormonais

A quantidade de hormônios é o principal fator ligado à produção de endométrio pelo útero e o volume do fluxo menstrual. Segundo o Manual MSD, estes hormônios são produzidos pelo hipotálamo, pela hipófise e pelos ovários, mas outras glândulas como a tireoide também podem afetar a menstruação.

2. Medicamentos

Remédios à base de hormônios, tranquilizantes e outros que atuam no sistema nervoso central podem estimular ou inibir a produção hormonal, interferindo no fluxo menstrual.

3. Distúrbios de coagulação

O aumento da intensidade do sangramento menstrual pode estar relacionado a algum distúrbio que prejudica a coagulação do sangue, entre eles hemofilia, doenças hepáticas ou uso de medicamentos anticoagulantes.

4. Miomas

Estes tumores benignos que se desenvolvem no útero podem fazer a mulher sangrar por mais tempo e com maior intensidade.

5. Pólipos endometriais

Comuns na menopausa, são causados pelo crescimento excessivo das células internas do útero e têm o sangramento anormal como um de seus principais sintomas.

Shutterstock

6. Endometriose

Caracterizada pelo crescimento do endométrio em outras partes do corpo fora do útero, a doença pode causar sangramentos mais intensos e duradouros, com presença de coágulos e coloração mais escura.

7. Climatério

Também conhecido como pré-menopausa, este período é marcado por fortes alterações hormonais que podem intensificar o fluxo menstrual.

https://www.instagram.com/p/Bx2zhxBJRKT/

Alterações no fluxo menstrual