Doença sem cura e de causas ainda desconhecidas, a fibromialgia é caracterizada por dores generalizadas pelo corpo, cansaço, insônia, rigidez muscular, problemas cognitivos, como falta de memória e desatenção, além de quadros de depressão e ansiedade.
Apesar de incurável, a fibromialgia não piora com o tempo e, em alguns casos, pode até regredir com o passar dos anos, especialmente se o paciente investe nos tratamentos que amenizam muito os sintomas da doença.
Como tratar a fibromialgia
O tratamento contra fibromialgia é multidisciplinar, ou seja, envolve medicamentos, mudanças de hábitos e até mesmo terapias com psicólogos e técnicas de relaxamento.
Indicados por um médico, os remédios, como antidepressivos, por exemplo, regulam as alterações dos moduladores da dor no cérebro. Quando o paciente sofre com as dores, pode ainda fazer uso de analgésicos e anti-inflamatórios.
A pessoa com fibromialgia também pode obter grande melhora dos sintomas com a prática regular de exercícios, já que as atividades físicas liberam no cérebro neurotransmissores que amenizam as dores mais intensas e promovem a sensação de bem-estar. O indicado é recorrer a modalidades de baixo impacto, como natação e hidroginástica, por exemplo.
O apoio psicológico ao paciente com fibromialgia é fundamental para o tratamento. A terapia com um profissional faz com que o indivíduo adeque suas atitudes frente à dor e aprenda a lidar com a condição, minimizando assim os efeitos emocionais da doença, como depressão e ansiedade.
Sintomas de doenças
- Ansiedade não é só uma emoção, mas sim uma doença: saiba identificar
- Fadiga, coceira e mais são sintomas de doença no fígado
- Sintomas da pressão alta só aparecem quando doença tem pico