A fertilização in vitro é um método de reprodução assistida que consiste na implantação, em laboratório, de espermatozoides no aparelho reprodutor feminino com o objetivo de iniciar uma gestação. As mulheres e casais que se submetem à técnica, claro, costumam ficar ansiosos para saber se a fertilização foi bem sucedida. A boa notícia é que alguns sintomas podem indicar o início da gravidez em um período relativamente curto.
Leia também:
Cólica na gravidez: causas
Sucos para evitar enjoos na gravidez
Intestino preso durante a gravidez: como tratar
O ginecologista Joji Ueno, doutor em Medicina pela USP e responsável pelo setor de Histeroscopia Ambulatorial do Hospital Sírio Libanês, ressalta que os sintomas provocados pelas injeções de hormônios podem causar dúvidas nas pacientes pois são semelhantes aos da gravidez. “É muito importante que o especialista esclareça isso à paciente para que ela possa distinguir esses sinais e ponderar suas expectativas”, explica.
Como confirmar gravidez por fertilização in vitro
O médico aponta o teste de gravidez digital como um dos métodos para confirmar a gestação. Segundo o ginecologista é necessário esperar ao menos dez dias após a fertilização para fazer o teste. “Nas primeiras semanas o corpo ainda não secreta tantos hormônios de gravidez, por isso encha um recipiente de urina e mergulhe o teste por até 30 segundos. Isso vai ajudar a obter um resultado mais preciso”, afirma.
Outro sinal que pode ser notado nessa fase é a cólica leve na região uterina, que pode ser relacionada aos embriões recém-instalados. “É um sinal clássico, pois os hormônios ingeridos pela paciente durante o processo dificilmente causam essa sensação de cólica”, reforça Ueno. O aumento na vontade de urinar durante o dia também é um sinal bastante comum da gravidez.
Já os seios inchados, que geralmente são tidos como sintomas de gravidez, não são tão certeiros. “Seios doloridos podem estar diretamente ligados à questão dos hormônios, por isso não é, necessariamente, um sinal seguro de que a gravidez aconteceu”, alerta o profissional.
Por fim, é fundamental procurar o especialista para fazer um exame de sangue oficial e ultrassom. “Com certeza, essas são as maneiras mais garantidas de tirar essa dúvida e confirmar se o procedimento foi satisfatório”, finaliza.