Fernando faz show sentado e é levado para hospital: “Começo de uma herniazinha”

Nos últimos dias, o sertanejo Fernando Zor, da dupla com Sorocaba, deixou os fãs bastante preocupados; durante uma apresentação em Hortolândia, no interior de São Paulo, o cantor deu um mau jeito nas costas e fez o restante do show sentado.

Mais tarde, porém, ele usou seu perfil no Instagram para tranquilizar o público, avisando que está bem e explicando que teve uma hérnia de disco.

https://www.instagram.com/p/BxqxAEAFX0y/

“Gente, ontem no show eu consegui dar um mau jeito na coluna, acabei indo para o hospital depois. Foi o começo de uma herniazinha, não tem nada sério”, afirmou o sertanejo.

Agradecendo o público pela compreensão, ele ainda avisou que, após o atendimento médico, está medicado e sem dor. “Quem me conhece sabe que eu sou bem agitado no palco, mas dessa vez não teve jeito”, disse.

https://www.instagram.com/p/BxsHbgmlOUp/

Hérnia de disco: o que é?

Assim como a cantora Ludmilla, que foi recentemente hospitalizada após dores na coluna deixarem-na sem andar, o problema que Fernando apresenta é algo relativamente comum. Podendo ocorrer em várias partes da coluna, a hérnia de disco é um problema que ocorre a partir do desgaste dos anéis cartilaginosos localizados entre cada uma das vértebras.

Como a função desses discos é evitar atrito entre os ossos e proporcionar mobilidade à coluna, o desgaste deles pode afetar os nervos que estiverem próximos, desencadeando processos inflamatórios dolorosos – ou seja, as hérnias, que, apesar de poderem ser consequência da idade avançada, também podem ser causadas por outros fatores.

shutterstock

Segundo informações do Hospital 9 de Julho, além da possibilidade de o tecido dos discos se desgastar com o passar dos anos, a sobrecarga da coluna causada pelo excesso de peso ou por atividades em que se carrega muito peso e a má postura também contribuem para essa deterioração, especialmente para pessoas que ficam muito tempo sentadas ou fazem movimentos que combinam inclinação ou flexão com a rotação do tronco.

Sintomas

Ainda de acordo com o hospital, ao mesmo tempo em que alguns pacientes não apresentam sintomas, quem sofre com hérnia de disco em geral pode ter formigamentos, falta de sensibilidade em algumas áreas e dores fortes que, em alguns casos, podem inclusive ser incapacitantes.

Os sintomas, porém, variam de acordo com a parte da coluna que está sendo afetada pela hérnia; quando ela ocorre na cervical, é comum que os sintomas se concentrem no pescoço, nos braços e nos ombros, enquanto na lombar as dores acontecem na parte mais baixa das costas, podendo irradiar para nádegas e também para as pernas.

Tratamento

Após o diagnóstico, o paciente é encaminhado para o melhor tipo de tratamento de acordo com seu caso, mas o mais comum é que se opte por métodos não-invasivos como a fisioterapia (que fortalece os músculos das costas e ajuda a estabilizar a coluna) e medicamentos que controlam tanto a inflamação quanto a dor.

Em certos casos, pode ser necessário usar um procedimento chamado de endoscopia, em que o problema da hérnia é corrigido a partir de uma incisão de até um centímetro feita com o paciente sedado e anestesia local. Caso o problema tenha gerado danos maiores, pode ser recomendada uma microcirurgia para remover fragmentos soltos pela região afetada.

Problemas na coluna