Feridinha na pele, diarreia e 3 sinais que fazem pais desconfiarem de APLV em bebê

por | maio 3, 2019 | Saúde

A alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é uma reação imunológica que costuma se manifestar no primeiro ano de vida e não deve ser confundida com intolerância à lactose, que tem mais a ver com problemas de digestão e metabolismo.

Mas como saber se o bebê sofre disso? Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), metade dos casos são resolvidos pelo próprio organismo, ainda no primeiro ano de vida.

Sinais de APLV nos bebês

O diagnóstico não é simples, pois o médico precisa analisar uma combinação de fatores e fazer um teste de desencadeamento, ou seja, cortar o alimento para ver como o corpo reage. A lista de sintomas é bem extensa e varia de acordo com cada um:

1. Problemas de pele

Como uma típica reação alérgica, ela também se manifesta através de irritações na pele: urticária, dermatite atópica e outras erupções cutâneas podem surgir associadas a outros sintomas da APLV.

2. Problemas digestivos

Como a lactose não é aproveitada pelo organismo, fermenta no intestino e causa intenso mal-estar. Gases, diarreia e dores abdominais tornam-se recorrentes, além de complicações como náuseas, vômito e intestino preso.

3. Retardo do crescimento

A má absorção de alimentos em decorrência dos problemas digestivos causados pela alergia ao leite pode afetar o crescimento da criança. Caso ele esteja abaixo das médias de peso e altura, este pode ser o motivo.

4. Sangue nas fezes

Preste atenção nas fraldas do bebê durante os primeiros meses de vida: muitos casos de APLV são descobertos depois que os pais notam sangue nas fezes e investigam as causas.

istock

5. Recusa alimentar

Com o sistema digestivo abalado, é normal que a criança com APLV apresente falta de apetite e fique saciada com pouca quantidade de alimentos. Também pode sentir dificuldade para engolir e regurgitar com frequência.

Tratamento de APLV nos bebês

O tratamento desta alergia geralmente é feito através de fórmulas alimentares, mas o médico deve analisar a particularidade de cada caso. Quando o bebê está na fase de amamentação exclusiva, cabe à mãe parar de consumir leite de vaca e derivados.

Alergias em bebês e crianças