Fazer maratonas de programas de TV aumentam problemas de saúde, diz estudo

Se você gosta de uma sessão prolongada de TV assistindo suas séries favoritas por horas jogada no sofá, precisa rever seus conceitos. Não, o problema não são só os aperitivos engordativos que acompanham sua maratona. Cientistas japoneses divulgaram que assistir TV por horas pode aumentar o risco de morrer de um coágulo de sangue nos pulmões.

Qual o risco?

Os pesquisadores da Universidade de Osaka, no Japão, estudaram os hábitos de 86 mil telespectadores entre 1988 e 1990, então, monitoraram sua saúde por 19 anos consecutivos. A má notícia é que para cada duas horas extras de TV assistida por dia, as chances de ter uma embolia pulmonar fatal aumentam em 40%.

Assistir cinco ou mais horas de programas de TV todos os dias fazia com que as pessoas tivessem mais de duas vezes a probabilidade de morrer do que aquelas que viam menos de 2,5 horas. A embolia pulmonar é causada por um bloqueio nos vasos sanguíneos das pernas que, normalmente, atrapalha o seu fluxo até os pulmões.

Além disso, as pessoas analisadas pelo estudo que passaram por longas sessões de TV assistindo sua série favorita também foram relacionadas à debilidade do movimento. Hoje em dia, com a variedade de opções de vídeo on-line, com a possibilidade de visualização de múltiplos episódios de programas de televisão em uma sessão, ficou mais fácil passar horas a fio em frente à TV.

istock

Esta popularidade das séries disponíveis on-line pode refletir um hábito que só cresce cada vez rapidamente. Por isso, os investigadores recomendam parar para uma caminhada e esticar as pernas a cada hora durante a maratona de muito tempo em frente à  TV.

Descubra algumas curiosidades do cinema