Faça seu próprio sachê de relaxamento

por | jun 30, 2016 | Saúde

Faça seu próprio sachê de relaxamento para dormir melhor, aliviar o estresse, ou diminuir a ansiedade. Para quem têm problemas para dormir esta é uma das soluções naturais mais recomendadas, não só por sua eficácia, como também por sua simplicidade de execução: basta colocar um, ou mais sachês dentro da fronha do travesseiro, e terá uma noite tranquila de sono.

Basta confeccionar um saquinho de ervas que tenha valores terapêuticos voltados para o relaxamento, e o segredo para aproveitar o potencial máximo das ervas é fazer a colheita das mesmas no momento correto, com as condições climáticas adequadas. Estes requisitos são: escolha um dia que esteja com temperaturas elevadas – calor mesmo! -, e retire folhas ou flores do pé assim que o orvalho da manhã tiver secado. Este método garante a conservação das propriedades terapêuticas e proveito real dos benefícios.

Caso não tenha as ervas plantadas no quintal, desloque-se até uma loja que venda produtos naturais e peça-as nestas condições específicas.

O que você precisa

Ervas:

Flores de lavanda, pétalas de rosa vermelha, flores de camomila, flores de prímula, Lúpulo – também chamada de lúpulus, folhas de verbena, e folhas de erva de São João, alguns cravos e folhas de artemísia. Caso não consiga obter todas as ervas, poderá providenciar pelo menos uma, ou duas, e substituir as demais por cerca de 6 gotas de óleo essencial da respectiva planta.

A quantidade de ervas deve ser proporcional ao tamanho do sachê que quer fazer, e também à intensidade do aroma. Quanto maior a quantidade, mais eficaz será. 

Materiais:

Bandeja, 1 pedaço de tecido (pode ser musseline, ou qualquer um que tenha tela transparente), com 20 x 80 cm, e 1 fita para amarrar o sachê.

Passo-a-passo:

Primeiro separe as ervas, mescle-as, e espalhe-as na bandeja. Deixe cerca de 4 horas sob o sol, ou meia hora no forno, em temperatura mínima.

Em seguida, transfira todos os ingredientes para o centro do tecido. Junte as pontas, e amarre-as, selando. Tenha o cuidado de não deixar as ervas apertadas. Devem respirar para causar o efeito esperado, que é a liberação do aroma.

Para dormir, coloque o sachê num dos cantos do travesseiro. Ou, se precisar relaxar no decorre do dia, inspire o aroma de maneira suave e profunda.

Renove as ervas do seu sachê sempre que considerar necessário e terá seu tranquilizante natural sempre à mão.