Dificuldade para respirar, dor de garganta, tosse e rouquidão são sintomas comuns de um resfriado simples, mas se os sinais são persistentes, em vezes de se automedicar com antigripais, procure um médico, já que os desconfortos também podem indicar câncer de laringe.
Sintomas de câncer de laringe
Além dos sinais semelhantes aos de um resfriado comum, o câncer de laringe pode resultar em dificuldade para deglutir, sensação de um corpo estranho no pescoço e presença de sangue na tosse, explica o oncologista Artur Ferreira, do Centro de Oncologia do Hospital 9 de Julho.
De acordo com o médico, os fatores mais associados aos tumores de laringe são tabagismo e alcoolismo. Além disso, é possível ter câncer de garganta devido ao sexo oral com alguém que tenha o vírus HPV.
Tratamento de câncer de laringe
O tratamento de tumor da laringe dependerá do tipo e estágio da doença. Tumores benignos podem, em alguns casos, ser somente observados, mas, se estiveram causando sintomas intensos, devem retirados por cirurgia.
Segundo o oncologista Artur Ferreira, os tumores malignos são tratados por meio de cirurgia, quimioterapia, imunoterapia, radioterapia e a combinação destes recursos.
O câncer de laringe, quando descoberto em fase inicial, tem excelente prognóstico e possui altas taxas de cura e a reabilitação. Nos casos de tumores avançados, o paciente pode sofrer alterações ou até mesmo perda da voz. No entanto, os índices de controle da doença são maiores do que os observados em outros carcinomas.
Tipos de câncer: sintomas e tratamentos
- Médica ensina 3 passos para você se proteger do câncer no colo do útero
- Couve, repolho e mais 6 alimentos que combatem câncer de intestino
- Quem tem inchaço na barriga deve se preocupar câncer de ovário