Um novo estudo publicado no jornal Science Translational Medicine pode revolucionar a medicina ao prever o risco de doenças cardiovasculares e AVC. Cientistas desenvolveram um novo exame de sangue que localizou 27 proteínas capazes de detectar chances de doenças cardíacas.
Segundo análises iniciais, se aprovado, o teste poderá reduzir a alta taxa de mortalidade provocada por doenças cardiovasculares, além de abrir novos horizontes na pesquisa por medicamentos eficazes para esse tipo de comorbidades.
Novo exame de sangue pode prever doenças cardiovasculares
Baseado em exames clínicos, o estudo desenvolveu um modelo com 27 proteínas que é capaz de prever o risco de infarto, AVC ou doenças cardiovasculares em um período de até 4 anos.
Para os testes, foram analisadas amostras de sangue de 22.849 pessoas. Mais de 5 mil proteínas foram avaliadas nessas amostras e, utilizando técnicas de machine learning, os pesquisadores chegaram às 27 proteínas capazes de prever doenças cardiovasculares.
O estudo ainda precisa de mais tempo até que sua eficácia e segurança sejam garantidas. Porém, pelas descobertas iniciais, os cientistas estão otimistas com seu potencial de acelerar descobertas na área.
A descoberta precoce do risco de doenças cardiovasculares seria um grande passo na prevenção e tratamento de várias comorbidades. Segundo dados de 2021 divulgados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração e cerca de 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades. O valor corresponde a 30% de todas as mortes no Brasil.