Evite dores na coluna causadas pelo uso de computador

Em casa, no trabalho ou nos dois lugares ficamos muito tempo conectados aos aparelhos tecnológicos, como computador, tablet e smartphone. Contudo, o uso excessivo pode causar problemas. De acordo com especialistas do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), o uso inadequado de equipamentos eletrônicos pode causar problemas de postura e até mesmo lesões nos dedos devido ao excesso de digitação. “Os incômodos como, por exemplo, dores na articulação que liga o pulso e o polegar são comuns entre as pessoas que abusam dos computadores e smartphones”, explica Tânia Fleig, fisioterapeuta pertencente ao Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur.

Leia também

Labirintite pode ter causas físicas e emocionais

Rinite alérgica e asma: cinco truques de limpeza para evitá-las

Como evitar dores nos joelhos

Ao usar o computador, a fisioterapeuta alerta que o ideal é não ficar mais de 30 minutos na mesma posição, manter a coluna vertebral ereta e alinhada ao encosto da cadeira mantendo a cabeça equilibrada sem pender para frente ou para trás. “O mesmo vale para o uso do laptop. Ele deve ficar fixado em alguma mesa. Jamais no colo ou na cama”, alerta a profissional e acrescenta, “quando usar estes aparelhos faça rotatividade entre as posições e procure alongar ou movimentar os dedos, punhos, cotovelos e ombros em intervalos de meia hora, para melhorar a circulação e reduzir os sintomas dolorosos”.

Evite ficar mais de 30 minutos na mesma posição
Crédito: Shutterstock

Além disso, praticar atividades físicas com frequência é outra maneira de evitar o sobrepeso, fortalecer os músculos e dar flexibilidade para as articulações. O coordenador Fisiofitness do Centro de Bem-Estar e Fisioterapia Levita Claudio Correa ressalta que exercícios como caminhadas regulares, musculação, dança, RPG, pilates, treinos de flexibilidade e alongamento ajudam a evitar ou aliviar dores recorrentes da má postura.

Você perde muito tempo do seu dia com as redes socais? Faça o teste e descubra se você está viciada!