Estudo encontra microplásticos na corrente sanguínea de 80% das pessoas testadas

Um estudo inédito recentemente publicado na revista científica “Environmental International” d etectou minúsculas partículas de plásticos em quase 80% das pessoas testadas.

O impacto na saúde da chamada poluição microplástica ainda é desconhecido, mas os cientistas já demonstram grande preocupação.

Já se sabe, por meio de testes em laboratórios, que microplásticos causam danos às células humanas, assim como as partículas de poluição do ar, que causam milhões de mortes precoces por ano.

De acordo com a pesquisa, as partículas de plástico podem viajar pelo corpo e se alojar em órgãos.

Estudo mostra presença de microplástico no sangue humano

Os cientistas analisaram amostras de sangue de 22 doadores, todos adultos saudáveis, e encontraram partículas de plástico em 17 deles.

.
pcess609/Getty Images/iStockphoto

Metade das amostras continha plástico PET, comumente usado em garrafas de bebidas, enquanto um terço continha poliestireno, usado para embalar alimentos e outros produtos. Um quarto das amostras de sangue continha polietileno, aplicado na fabricação de sacolas plásticas.

As partículas estão na corrente sanguínea e são transportadas por todo o corpo, afirmou Dick Vethaak, um dos autores do estudo, em entrevista ao jornal The Guardian, completando: “Certamente é razoável se preocupar”.

.
artisteer/Getty Images/iStockphoto

Ainda segundo o cientista, trabalhos anteriores mostraram que os microplásticos eram 10 vezes maiores nas fezes dos bebês em comparação com os adultos e que os pequenos alimentados com mamadeiras plásticas acabam ingerindo milhões de partículas de microplástico por dia.