Estudo desmente o que você sabia sobre mel: ele NÃO é melhor que açúcar; entenda

Produzido naturalmente, rico em nutrientes e com gostinho de saúde: assim é o mel, alimento que, até agora, todos nós acreditávamos ser totalmente saudável se consumido nas quantidades adequadas. Mas, de acordo com um novo estudo, ele pode ser tão prejudicial quanto o açúcar e o xarope de milho.

Leia também
Suco de laranja, mel e até fruta podem sabotar sua dieta
Agave substitui açúcar e mel com mais nutrientes
Receitas de beleza com mel para cabelo, unha e pele

Açúcar X Mel 

O estudo, publicado no periódico Journal of Nutrition, avaliou os efeitos do açúcar, do mel e do xarope de milho rico em frutose no corpo. Para isso, os 55 participantes do estudo foram divididos em três grupos que consumiriam diariamente uma destas três opções: 50 gramas de açúcar, 50 gramas de mel ou 50 gramas de xarope de milho.

Depois de duas semanas, eles fizeram diversos exames, incluindo glicose, insulina, peso, colesterol e pressão arterial e encontraram que os três adoçantes tiveram resultados praticamente iguais pata todas as medições, sendo que o nível de triglicérides, um tipo de lipídeo, aumentou.

Benefícios do mel 

Antes de cortar de vez o mel da sua alimentação, saiba que ele é uma importante fonte de ferro, zinco, vitaminas C e do complexo B e tem propriedades antibióticas e anti-inflamatórias. O segredo é comer com moderação. Cada 100 gramas têm cerca de 300 calorias.