Ao contrário do que muitos ainda acreditam, a presença de caroços não é o único sinal físico que pode indicar um câncer de mama. A doença pode se manifestar de diferentes formas, inclusive através de alterações na pele. Saiba quando desconfiar:
Sinais na pele que podem indicar câncer de mama
A presença de erupção cutânea ao redor ou no próprio mamilo pode ser um indício de câncer de mama. A doença de Paget, um tipo de tumor que fica atrás do mamilo, tem como sintomas inflamação e vermelhidão na região que, em muitos casos, pode até ser confundida com uma simples alergia.
Outro sintoma na pele que pode sinalizar câncer de mama é o aspecto de casca de laranja nos seios, que indicaria um dos tipos mais raros da doença. Neste caso, as células causadoras do câncer entopem pequenos canais linfáticos da mama, provocando a inflamação e as pequenas depressões na superfície da mama.
O autoexame das mamas é importante para a mulher se conhecer, mas não é considerado um método preventivo do câncer, já que, para que um tumor se torne palpável, ele precisa estar em estágio avançado.
De acordo com a mastologista Heliégina Palmieris, as principais armas contra o câncer de mama são os exames preventivos, como o ultrassom e a mamografia, que podem diagnosticar a doença ainda em seus estágios iniciais, além do estímulo aos fatores protetores, como a amamentação.
A recomendação de mamografia é mais importante ainda para as mulheres de 50 a 69 anos, que devem fazer o exame a cada dois anos. Porém, é possível ainda realizá-la antes dessa idade, caso a mulher já tenha predisposições ou desconfie de outros sinais.
Apesar de trazer sustos e medos, o câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, tem chance em 98% de cura. Os tratamentos para o câncer envolvem a hormonoterapia, a quimioterapia, a radioterapia e a cirurgia para remoção de tumores na mama.
O que você precisa saber sobre câncer de mama
- Saiba quais são 3 sintomas de câncer de mama que NÃO surgem no seio
- 90% dos casos de câncer de mama são causados por hábitos: 6 para mudar
- Linguiça, presunto e bacon podem elevar risco de câncer de mama em 21%