Dor intensa no peito, que se espalha para ombro, costas e pescoço é certamente o sinal mais conhecido e clássico de infarto. Mas nem todo mundo experimenta as mesmas sensações quando começa a enfartar, já que o ataque cardíaco pode ter vários sintomas desconhecidos e que não têm nada a ver com o incômodo no peito. Um deles é a queimação no estômago.
Queimação no estômago pode ser sinal de infarto
De acordo com o cardiologista Walter Gomes, coordenador clínico do Serviço de Cardiologia do Hospital Santa Catarina, a queimação na região do estômago ou do peito pode ser o primeiro sinal de que o coração não está totalmente saudável.
A atenção ao aparecimento do sintoma e a rapidez em procurar um hospital são fatores determinantes para evitar riscos maiores, já que a mortalidade após um infarto agudo aumenta com a demora em buscar atendimento, explica o especialista.
Apenas um profissional da saúde poderá diagnosticar se a queimação indica apenas azia ou gastrite, ou se o desconforto sinaliza, de fato, um quadro de infarto, mas prestar atenção a outros sintomas podem ajudar na identificação.
O paciente, portanto, deve verificar se, além da queimação, experimenta outros sinais que apontam para um infarto, como: náuseas, suor frio, falta de ar, desmaio, incômodo no peito que aparece após a prática de exercício físico e desaparece ao repousar, além da tradicional dor no peito que se irradia para o pescoço ou para os braços.
O que você precisa saber sobre infarto
- Este é o medicamento que pode salvar uma vida em caso de infarto
- Quem toma este analgésico tem até 50% mais risco de sofrer infarto
- Dormir mal quadruplica risco de infarto e é tão prejudicial quanto fumar