Se a-d-o-r-a estar na moda, conheça os efeitos colaterais sinistros que essa exigência do mundo moderno produz no corpo humano. Na próxima vez que sofrer com a azia, em vez de olhar para o prato, olhe para a cintura. Se estiver com a uma calça que mal deixa respirar, de tão apertada, pode ser essa a origem do problema. Outros efeitos são a acidez, o refluxo e a hiperventilação. O clínico Geral americano, Dr. Gautam Mallapur, alerta que há uma série de peças do vestuário que podem ser fatais para o bom funcionamento do organismo.
Corsets (espartilhos)
Um corset sempre proporciona um visual de arrasar. E também incontinência urinária, hiperventilação, azia e ataques de pânico. É muito usado por delinear bem as curvas, mas se muito usado mesmo, ou seja, com uma frequência regular, mantém o abdômen contraído, assim como a região da bexiga, levando ao enfraquecimento muscular desta região. Logo, segundo as palavras do médico americano, o simples fato de tossir, ou espirrar pode resultar em “xixi automático”.
Não bastasse, também comprime os pulmões, e se por várias horas, resulta em vertigens por falta de oxigênio, e transpiração excessiva. Caso os sintomas não sejam detectados de imediato, a fase seguinte é um ataque de pânico.
Sintéticos e apertados
Usar roupa íntima sintética e apertada pode resultar em infecções fúngicas, cistite, e nos homens, infertilidade. Quando for adquirir peças do gênero, o mais sábio é optar por tecidos naturais, como o algodão, e fugir dos elásticos muito apertados. A Associação Britânica de Medicina chegou a fazer um alerta de que sutiãns apertados impedem a circulação linfática. Já as cuecas masculinas muito apertadas impedem o fluxo de espermatozóides, como o cone espermático fica “pressionado”, a probabilidade é de que ocorra infertilidade a longo prazo.
Peças íntimas de material sintético impedem a circulação do ar, proporcionando um ambiente perfeito para fungos e bactérias. Outra: Calcinhas e cuecas que pressionam a dobra da coxa podem obstruir a circulação, e provocar inchaço nos tornozelos.
Skinny jeans
A famosa Skinny jeans pode ser a origem de dor no nervo da perna, nos dedos e nos braços, pode agravar a existência de uma hérnia, e provocar azia. Quando a região da cintura fica comprimida por várias horas, os nervos vitais que emergem da coluna também ficam “sob pressão”. Essa pode ser a causa de dores agudas no dedo mindinho, ou na perna. Há, ainda, o risco de meralgia parestésica. Trata-se de um efeito colateral da pressão na pélvis, e seus sintomas são o formigamento nas extremidades do corpo, dormência e queimação. Outras possíveis consequências são a dermatite e infecções no trato urinário.
Colarinhos apertados, gravatas
Quem passa o dia inteiro sufocado dentro de um colarinho, ou de uma gravata apertada está sob o risco de sofrer dores de cabeça e nos ombros, tonturas, visão turva ou glaucoma. Isso porque esse leve estrangular do pescoço comprime as artérias carótidas, que estão entre o ombro e a cabeça. O simples fato de descer o braço pode provocar dores intensas nos ombros. O Clínico Geral explica que em situações extremas pode até levar a cegueira, sendo que este perigo decorre do excesso de pressão no nervo que vai do ombro à cabeça, o que também gera pressão no globo ocular, provocando danos severos no nervo óptico.
Sapatos
Os efeitos nocivos dos sapatos apertados incluem desfiguração dos dedos, infecções fúngicas, joanetes e calos. O médico destaca que o primeiro a lembrar é que estar com sapatos fechados o tempo todo por si só, já é um convite ao ataque dos fungos, que provocam infecções, erupções e no comum dos casos, chulé. Fechados e apertados, podem levar os dedos a perderem sua forma normal, dependendo de procedimento cirúrgico para voltar à posição. Isso porque podem dobrar as articulações. Além disso são os responsáveis por unhas encravadas e inchaço nos tornozelos. E apertados e com salto alto, impedem a circulação, ocasionando dores nas pernas e varizes. Situações nada fashions para a saúde.