Estação do ano em que bebê é concebido pode afetar seu cérebro e aprendizado

por | ago 29, 2016 | Saúde

Um novo estudo descobriu que a estação do ano em que o bebê nasceu pode indicar a probabilidade de ele ter distúrbios de aprendizado mais tarde na vida. O motivo seria a exposição materna ao sol durante a gestação e a sua síntese de vitamina D. Entenda melhor a seguir.

Estação do ano em que bebê nasce pode afetar cérebro 

Um estudo escocês, realizado pela Universidade de Glasgow, analisou informações de mais de 800 mil crianças em busca de relações entre a época de nascimento e desenvolvimento cerebral.

Os achados, publicados no American Journal of Epidemiology, mostram que as crianças que foram concebidas (ou seja, o momento em que a mãe foi fecundada) no inverno têm mais chances de ter distúrbios de aprendizado.

Sol e vitamina D 

Ainda não se sabe o motivo dessa relação, mas a hipótese mais considerada até o momento é que a diminuição da luminosidade proveniente do sol que acontece nessa época e a consequente diminuição na síntese de vitamina D no corpo da gestante seja responsável por mudanças cerebrais e futuros problemas de aprendizado na criança.

Estudos anteriores já mostraram que níveis baixos de vitamina D na mãe podem dificultar o desenvolvimento cerebral do feto. Sabe-se, também, que os primeiros três meses de gestação são cruciais para o desenvolvimento cerebral fetal – por isso a relação entre a data de concepção e os distúrbios de aprendizado.

Vale lembrar que aqui no Brasil o inverno é bem mais ameno do que na Europa, e o sol costuma aparecer praticamente o ano todo. Além disso, a suplementação com vitamina D seria uma possibilidade para manter o adequado desenvolvimento do bebê. 

Bebê na barriga: como deixá-lo mais inteligente ainda dentro do útero (sim, é possível!)