O cuidado com a saúde cardiovascular muitas vezes costuma ser foco de orientações médicas, especialmente porque problemas relacionados ao coração nem sempre dão sinais claros, podendo ser sentidos de diferentes maneiras por todo o corpo – em lugares até mesmo inusitados, como uma dor e fisgada na perna.
Fisgada na perna e a saúde do coração
Quem costuma sentir muitas dores, cansaço e fisgadas nas pernas, especialmente nas panturrilhas, pode sofrer de uma doença chamada DAP – Doença Arterial Periférica.
Existem vasos sanguíneos importantes que transportam o sangue para os membros inferiores do corpo, como as pernas e os pés, a fadiga sentida nesta região pode indicar a obstrução de outras artérias no corpo, que comprometem o bom funcionamento das artérias coronárias – que abastecem o coração. Pessoas com esta condição têm 60% a mais de chance de ter as coronárias obstruídas.
Atenção redobrada
A DAP está diretamente relacionada ao estilo de vida que a pessoa leva. O quadro acontece porque gorduras são acumuladas nas paredes das artérias e isso acaba estreitando os vasos, o que prejudica o fluxo de sangue e desemboca nas complicações citadas acima. Contudo, em alguns casos é possível prevenir a condição se esses fatores forem evitados ou cuidados.
Fumar cigarro
A fumaça tóxica do cigarro faz com que as artérias fiquem menos relaxadas, o que prejudica o transporte de oxigênio e nutrientes.
Ganhar peso
Ter um excesso de gordura corporal propicia um estado inflamatório que contribui diretamente para problemas circulatórios.
Ter pressão alta
Picos de pressão alta danificam as paredes dos vasos e isso acaba por facilitar a formação de placas de gordura. Neste caso, é indicado que a pessoa esteja sempre em dia com o acompanhamento médico, para controlar a doença.
Saúde cardiovascular
- 6 conselhos do cardiologista das celebridades para seu coração funcionar bem
- Mulheres têm mais risco de morte após infarto: motivo é sério
- 6 sinais que sopro no coração pode atingir tanto bebês quanto adultos