Apesar de normalmente estar associada ao período da adolescência, a acne pode acompanhar as mulheres durante toda a vida adulta e suas causas, assim como tratamentos, podem variar de acordo com cada caso. Confira o que pode provocar o aparecimento de espinhas em cada região do rosto:
Causas de espinha em cada parte do rosto
Espinhas na testa e no nariz têm o estresse como uma das causas mais comuns. A acne nas regiões indicaria uma resposta do corpo que, devido ao excesso de esforço, faz com que o organismo libere adrenalina, que leva ao aumento na produção de gordura e, consequentemente, de espinhas.

Espinhas nas regiões queixo, mandíbula ou pescoço geralmente estão relacionada ao ciclo menstrual: as alterações hormonais típicas do período fazem com que as glândulas produzam mais gordura, bloqueando os poros e causando o quadro de acne.
A acne na área das bochechas pode estar ligada a certo hábitos do dia a dia, como o toque excessivo no rosto com as mãos sujas ou mesmo o contato da região por muito tempo com o telefone celular.

Se as espinhas aparecem com frequência ao redor da boca, talvez você deva prestar atenção aos hábitos alimentares. Isso porque restos de alimentos ácidos podem irritar e inflamar a área, enquanto comidas gordurosas também podem bloquear os poros.
Já as espinhas que surgem no couro cabeludo geralmente são causadas pelo uso de produtos nos cabelos. O abuso de cosméticos pode aumentar o risco de entupimento dos poros da pele e levar ao quadro de acne na região da cabeça.
Como tratar e evitar espinhas na pele
- Manchas deixadas por espinhas têm solução? Custa caro?
- Quem tem espinha NÃO deve usar este protetor solar, diz dermatologista
- 7 erros que estão te deixando com a pele cheia de espinhas