Contrações musculares involuntárias, os espasmos geralmente são passageiros e podem ou não ser acompanhados por dores. Na grande maioria dos casos, desaparecem da mesma forma que surgem, rápida e subitamente, e possuem diferentes causas.
Espasmos faciais

Espasmo em um lado do rosto
Quando os espasmos atingem um lado do rosto, podem indicar um quadro chamado de espasmo hemifacial, que é uma contração involuntária dos músculos de uma metade da face inervados pelo nervo facial. Provoca contrações do tipo tônicas e pode ser confundido com tiques motores.
Os principais sintomas da condição são movimentos involuntários da face, que podem inclusive atrapalhar a visão. Trata-se do único movimento involuntário que não desaparece durante o sono.

A aplicação de toxina botulínica tipo A é considerada o tratamento padrão da condição. O procedimento é relativamente simples, mas requer um profissional treinado, normalmente um neurologista.
O produto é injetado em diferentes pontos da hemiface para abortar os movimentos involuntários. Em geral as aplicações são realizadas a cada 4 ou 6 meses, dependendo do caso. Os resultados da aplicação de toxina botulínica são superiores a todas as formas de tratamento com remédios.
Espasmo na pálpebra
Chamado de blefarospasmo, o espasmo que afeta as pálpebras faz com que os olhos pareçam “saltar” e tremer involuntariamente. A sensação é passageira, indolor e geralmente não indicam qualquer problema grave de saúde.

Causas
De acordo com informações do Hospital Israelita Albert Einstein as causas de espasmo hemifacial não são totalmente conhecidas. Acredita-se que o tamanho da calota craniana possa ser um fator de risco, uma vez que crânios menores poderiam deixar o nervo facial mais vulnerável à compressão por estruturas vasculares.
No caso dos espasmos na pálpebra, as causas podem ser variadas, sendo que o estresse é o principal fator responsável pela tremedeira na região, uma vez que condição libera excessivas doses de hormônios relacionados ao problema, que leva ao tremor.
Fadiga excessiva, falta de determinadas vitaminas, ressecamento ocular, desidratação do organismo e consumo exagerado de café e outras substâncias estimulantes são outras possíveis causas de espasmos no olho.

Como evita-los
Não há como prevenir o surgimento do espasmo hemifacial, mas a tremedeira nas pálpebras pode ser evitada com medidas bastante simples, como buscar métodos para combater o estresse, manter uma boa rotina de sono e evitar passar muitas horas na frente do computador ou celular sem descansos, que pode ressecar os olhos.
Se você constantemente sofre com espasmos nas pálpebras, diminua o consumo de café, alimentos e bebidas ricas em cafeína, assim como redução no uso de substâncias estimulantes, como cigarro, por exemplo.
Espasmos
- Aprenda o que é e como deixar de ter espasmos na pálpebra
- Espasmos musculares são normais? Descubra o que é e gravidade
- Quando aparecem na barriga, espasmos podem indicar 4 doenças