Dá-se o nome de entorse um estriamento ou rompimento de ligamentos de tecido fibroso que conectam dois ossos em suas articulações. O local mais comum de entorse é o tornozelo e, segundo informações da Mayo Clinic, quando grave, a entorse pode exigir cirurgia para reparar os ligamentos rompidos.
Os sintomas de entorse podem variar de acordo com a gravidade da lesão e podem incluir: dor, inchaço, capacidade limitada para mover a articulação afetada e sensação de estalo na articulação no momento da lesão.
Distensão: o que é
Quando submetidos a um esforço excessivo, músculos e tendões que se prendem aos ossos podem sofrer com rompimento de fibras e vasos sanguíneos, resultando assim em uma distensão muscular.
A distensão muscular pode afetar pessoas de todas as idades, até mesmo durante realização de tarefas simples, e tem entre seus sintomas mais comuns dores, hematomas, inchaços e dificuldade de movimentação.
Tipos de entorse
Pulso
A entorse no pulso geralmente ocorre ao pousar uma das mãos estendida durante uma queda.
Dedo
No polegar, a entorse é mais frequente em lesões causadas em práticas esportivas com raquetes, como tênis, por exemplo.
Joelho
Normalmente ocorre quando uma pessoa realiza um giro durante uma atividade física.
Tornozelo
As entorses do tornozelo representam aproximadamente 80% das lesões que atingem o tornozelo e o pé, segundo informações do Hospital Sírio-Libanês.
A e ntorse de tornozelo é considerada o trauma articular mais frequente na prática de esportes, independente da modalidade.
Causas
Os fatores de riscos relacionado a um quadro de entorse incluem:
Fatores ambientais: prática de atividades em superfícies escorregadias ou irregulares.
Fadiga muscular: músculos cansados são menos propensos a fornecer um bom suporte para as articulações, o que pode resultar em lesão e entorse.
Equipamento deficiente: calçados inadequados para prática esportiva ou mesmo equipamentos impróprios podem contribuir para o risco de entorse.
Tratamento
Entorses leves podem ser tratadas em casa, mas quando causa ferimentos graves, exige cuidados médicos. Os cuidados iniciais, que normalmente já resolvem o problema e aliviam a dor, são:
Descanso
Evite atividades que causem dor ou desconforto, mas não se prive totalmente de movimentações físicas.
Compressa com gelo
Cubra a área afetada com uma compressa fria ou gelo por cerca de 20 minutos, a cada três ou quatro horas.
Elevação do membro
Procure deixar a área lesionada elevada, acima do nível do seu coração, especialmente à noite. A medida permite que a gravidade ajude a reduzir o inchaço.
Dores musculares e nas articulações
- Este chá é o melhor amigo de quem sente dor muscular depois do treino
- Estratégia antioxidante é truque para não ter dor nas articulações
- Truques para evitar cãibras noturnas: alongamento, massagens e mais