
Profissionais da saúde estão desaconselhando o uso de corticoides e do anti-inflamatório Ibuprofeno para os casos de coronavírus após um estudo científico apontar que estas drogas podem agravar a situação dos enfermos. Como não há tratamento para COVID-19, medicamentos deste tipo têm sido utilizados para minimizar os desconfortos gerados pelo quadro.
Ibuprofeno é contraindicado para tratar COVID-19
O ministro da Saúde francês, Olivier Véran, usou seu perfil no Twitter para orientar a população a não usar corticoides e medicamentos anti-inflamatórios como Ibuprofeno para tratar o coronavírus por evidências de que estas classes de medicamentos interagem com o vírus de forma a facilitar e prolongar sua ação no organismo.

A fala do ministro se baseia em uma pesquisa publicada alguns dias antes no periódico científico “The Lancet”, que, ao estudar fatores que agravam a doença, citou o uso do Ibuprofeno como algo que tem uma interação negativa com o vírus semelhante à da diabetes. Isso porque, segundo o estudo, o remédio aumenta a concentração da ECA2 (enzima conversora da angiotensina 2), ajudando o vírus a ligar-se às células-alvo.
Em entrevista à “Globo News”, o infectologista e coordenador do Centro de Contingenciamento do coronavírus em São Paulo, David Uip, falou sobre isso, confirmando que o uso destes medicamentos prejudica o tratamento de pacientes infectados. “Nos casos de coronavírus, ele lentifica a eliminação do vírus. Está sendo contraindicado por isso”, afirmou.

Em casos de mal-estar e febre, o Paracetamol é uma substância ainda sem contraindicação, mas Uip orienta a tomar remédios apenas se o mal-estar e a febre forem fortes. “O que importa mesmo é você ter um bom repouso, uma boa nutrição e uma boa hidratação”, afirmou o especialista, ressaltando que quem faz tratamentos em que corticoides são necessários não devem suspendê-los.
É importante lembrar também que, além de o ativo Ibuprofeno ser comercializado, ele também está presente nas fórmulas de alguns medicamentos, especialmente aqueles contra dor, como Advil e Buscofem.
