Claudia Rodrigues tem alta após inflamação generalizada e manchas na pele: entenda a causa

por | out 21, 2022 | Saúde

Alguns dias após ser internada com manchas vermelhas na perna e alguns sintomas relacionados à mobilidade, Claudia Rodrigues teve alta e surgiu bem em um vídeo publicado pela namorada, Adriane Bonato. Nele, a ex-empresária de Claudia detalhou o motivo que causou a condição, e tranquilizou a todos ao explicar que ele não está ligado à esclerose múltipla.

Claudia Rodrigues teve alergia medicamentosa

Nos últimos dias, conforme Claudia Rodrigues foi internada com manchas na pele, aumento na dificuldade de caminhar e cansaço, houve preocupação de que os sintomas estivessem ligado à esclerose múltipla. Após o susto, porém, ela e a namorada, Adriane Bonato, explicaram o quadro ao público, afirmando que a situação foi fruto de uma reação alérgica.

https://www.instagram.com/p/CRhWpusJq3a/

Em um vídeo no qual as duas aparecem juntas, Claudia firmou que está bem, enquanto Bonato explicou a condição. “Claudinha teve uma inflamação generalizada por conta de uma alergia medicamentosa. Ela tomou amoxicilina e nós não sabíamos, ela tem alergia à essa medicação. Por conta dessa alergia, afetou a marcha dela, deu cansaço e ela estava cheia de manchas”, afirmou.

Na sequência, Claudia – que já está em casa após os dias passados no hospital – agradeceu as orações do público e fez brincadeiras. “Quero dizer que estou limpa! Eu parecia um dálmata, agora estou limpa, não tem mais nada de mancha, não”, disse a ex-atriz, cuja esclerose múltipla, doença degenerativa com a qual ela foi diagnosticada em 2000, está “dormente”.

Assista ao vídeo:

https://www.instagram.com/p/Cj-1ycND8Oy/

Reação alérgica a amoxicilina: principais sintomas

A amoxicilina é um medicamento antibiótico que tem, segundo a bula, erupções cutâneas como uma das reações adversas mais comuns ao seu uso, junto de sintomas como diarreia e náuseas. A urticária e o prurido (coceira), no entanto, são reações consideradas menos comuns – mas, ainda assim, não são fazem parte da lista de efeitos raros do remédio.

De acordo com informações da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos são os que mais desencadeiam reações alérgicas em adultos. Entre eles, os mais prováveis de causar esse tipo de reação são os do grupo dos beta-lactâmicos – e a amoxicilina, assim como a penicilina, se enquadra nesta categoria.

Ainda segundo o órgão, reações alérgicas graves são raras e podem acontecer de duas formas diferentes: imediatamente após o uso do remédio (em minutos ou horas) ou após várias horas e até dias. É indicado, portanto, buscar atendimento médico ao apresentar os principais sintomas da alergia medicamentosa, que são:

  • Alterações na pele (vermelhidão, manchas, lesões bolhosas ou coceira);
  • Falta de ar;
  • Náuseas e vômito.

Saúde