Terapia alternativa, o enema de café é algo que muitos buscam, mas que já gerou alerta por parte de autoridades em saúde
Ao falar sobre problemas gastrointestinais, Vitória Strada revelou no BBB25 que já fez uma terapia polêmica. Em conversa com outros participantes, ela afirmou que já passou pelo que se conhece popularmente como enema de café, procedimento no qual se faz uma lavagem retal com a bebida. Mas, afinal, funciona? É indicado? Entenda abaixo.
Vitória Strada relembra enema de café para prisão de ventre
![](https://www.tasaudavel.com.br/wp-content/uploads/2025/02/vitoria-strada-0225-1400x800-1-1024x585.jpg)
Reclamando de prisão de ventre, Vitória Strada afirmou a outros participantes do BBB25 que já fez um tratamento bem polêmico para o problema. “Minha história do intestino vem de cedo”, disse ela, declarando que já passou por uma lavagem intestinal com café, mais conhecida como enema de café.
“Chega ela [pessoa responsável pela aplicação] e fala: ‘Então, esse aqui é um café 100% arábico, colido nas altas montanhas do Vale do Cilício, agora ele está na temperatura de 37 graus, combinando com seu corpo, e nós vamos introduzi-lo’”, brincou ela sobre o procedimento. “A sala fica com cheiro de café, parece que está em uma cafeteria”, declarou.
Enema de café faz bem? Funciona?
Especialmente nos últimos anos, terapias feitas com enema – ou seja, por via retal – se tornaram muito populares. Muitas delas, porém, não têm bases científicas sólidas que confirmem sua eficácia. Esse é o caso, por exemplo, do enema de café descrito pela atriz no reality show.
![dor de barriga](https://www.tasaudavel.com.br/wp-content/uploads/2025/02/dor-de-barriga-1-0225-1400x800-1-1024x585.jpg)
A terapia funciona da seguinte forma: após o preparo do café de forma específica, o paciente tem uma das extremidades de um tubo para enema inserido no reto. A outra extremidade do tubo fica ligada a um saco que, nesse caso, contém café. Libera-se, então, a válvula que permite a passagem do líquido, que é levado pelo tubo até o intestino. Após a administração, o paciente deve reter o líquido pelo tempo que conseguir, algo que se sugere fazer por um período de 10 a 15 minutos.
A ideia dessa prática alternativa seria estimular a desintoxicação do organismo e melhorar a digestão. Isso serviria também, por exemplo, para aliviar a constipação – ou seja, a prisão de ventre. Os supostos benefícios estão relacionados com as propriedades antioxidantes da cafeína, mas é preciso ter cuidado quanto ao procedimento.
Isso porque, atualmente, os estudos que atestam certa eficácia da prática são bastante limitados. Eles se restringem, por exemplo, a testes em animais e in vitro. Já quanto aos benefícios do café em si, os estudos se concentram nos efeitos positivos da bebida por ingestão via oral, e não a partir de enemas.
![enema de café](https://www.tasaudavel.com.br/wp-content/uploads/2025/02/cafe-dor-de-barriga-1-0225-1400x800-1-1024x585.jpg)
Autoridades médicas desaconselham enema de café
Diante disso, até mesmo autoridades médicas já se manifestaram sobre o assunto. O CREMESP (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), por exemplo, já emitiu uma nota alertando contra a realização desse tipo de terapia, frisando que não há comprovação científica para seu uso como tratamento para condições de saúde.
“A prática não possui comprovações científicas. O procedimento é oferecido com a falsa promessa de desintoxicação do corpo, limpeza do cólon, cura do câncer e outras doenças crônicas. O Conselho reforça que não existem ‘tratamentos milagrosos’ e que é papel dos médicos conscientizar a população em relação aos eventuais riscos de cada procedimento, seguindo as normas contidas no Código de Ética Médica e no Manual de Publicidade Médica do Conselho Federal de Medicina (CFM)”, diz o comunicado.