Emagrecer: dicas básicas para começar uma dieta

por | jun 30, 2016 | Saúde

Claro que para começar uma dieta é preciso ter um acompanhamento de um profissional. As dúvidas surgem também e já não sabemos o que é mito e o que é verdade. Para te ajudar, Mônica Dalmacio, professora e coordenadora de Nutrição na faculdade Anhanguera – Niterói, responde algumas perguntas mais frequentes sobre dietas.

Leia também:
Dieta saudável: 12 dicas para emagrecer rápido
Sete dicas para incluir frutas na dieta
Dieta para emagrecer rápido: cardápio para enxugar sem passar fome

Comece a dieta:

MD: O paciente precisa estar comprometido com a ideia de mudança no estilo de vida, porque se isso não acontecer, a dieta não terá sucesso. O nutricionista apenas orienta na alimentação, mas a decisão de escolha é do paciente.

Faça todas as refeições necessárias:

MD: Atualmente, principalmente nas grandes cidades, comer em casa é praticamente impossível, pelos grandes congestionamentos, além de que se alimentam praticamente em todas as refeições fora de casa. Dessa forma, se alimentar representa um grande custo e os lanches industrializados e muito calóricos acabam se transformando em substitutos para as três principais refeições: café da manhã, almoço e jantar. Essa mudança reflete diretamente no peso da população, que se alimenta pior, ingerindo muitas calorias vazias. A grande maioria dos produtos industrializados possuem muitos conservantes e realçadores de sabor, que atuam diretamente no cérebro ativando o apetite. Logo, devemos fazer 6 refeições por dia, que seriam as três principais: café da manhã, almoço e jantar, mais as frutas e cereais entre as refeições.

Organize sua alimentação:

MD: Da mesma maneira que escolhemos e planejamos que roupa vamos usar diariamente, a alimentação deve ser planejada e não ingerida levianamente. Devemos nos organizar e preparar as frutas para os lanches, levar o almoço ou jantar para o trabalho ou escolher o local onde vamos fazer nossas refeições pela qualidade e não apenas pelo preço ou produtos de rápida compra.

O que evitar:

MD: As frituras e os doces muito gordurosos (manteiga ou creme de leite) podem ser ingeridos, mas apenas aos finais de semana (2 dias). Durante a semana (5 dias) devemos comer mais frutas, legumes e carnes magras cozidas, grelhadas ou assadas.

Não esqueça:

MD: Carnes magras, verduras, legumes e frutas. Além do arroz integral e o feijão, são alimentos que devem ser consumidos por semana.
Comer e ingerir líquidos não engorda:
MD: A capacidade gástrica de 1 adulto é entorno de 1,2L e uma refeição em média tem 500g e mais 300ml de bebida (suco de frutas ou água) teríamos 800g.O problema são as pessoas que ingerem grandes quantidades de refrigerantes ou mesmo de guaraná natural ou mate com muito açúcar e conservantes, elevando o valor calórico das refeições e ingerindo produtos que reduzem a absorção de vitaminas e minerais.

Dietas da moda não são uma boa opção:

MD: A dieta da moda pode até te levar a perda de peso, porém se você não alterar os hábitos diários não adianta, pois rapidamente ganhará peso ao retornar aos antigos hábitos alimentares.

Você pode comer doces nas dietas:

MD: Desde que em pequenas quantidades e alguns tipos de doces como o chocolate amargo, uma bananada sem açúcar ou picolé de frutas.
Não exclua o carboidrato:
MD: Escolha arroz integral e feijão, verduras e legumes. Evite massas e arroz refinado ou batatas fritas.
Não pule nenhuma refeição:
MD: Não devemos pular as 3 grandes refeições ou substituí-las por lanches. Não comemos em volume o suficiente, porem extrapolamos em calorias ao trocar um prato de comida por 1 ou mais sanduiches a noite.

Essa e outras matérias em Case Editorial.