Em alguns casos, cafeína pode interferir na absorção de cálcio

por | jun 30, 2016 | Saúde

O conceito de que a cafeína influencia a absorção do cálcio no organismo de uma pessoa não pode ser uma ideia generalizada. Tal fato depende da idade, predisposição, histórico familiar e estado de saúde de cada um. “A cafeína, contida nos cafés, chás e refrigerantes, pode interferir no mecanismo de absorção de cálcio”, explica a nutricionista Fabiane Lourensato Garcia. Ela explica ainda que o café expresso é mais concentrado e alerta: “nesse caso, o consumo deve ser de, no máximo, duas xícaras por dia”.

Segundo o reumatologista e professor da Universidade Federal do Paraná, Sebastião Radominski, o café e outras bebidas que contenham cafeína, quando ingeridos com frequência e em grande quantidade podem induzir a perda de cálcio pela urina. “Quando esse hábito é somado a outros fatores de risco como fumo e vida sedentária pode levar a osteoporose e, consequentemente, a fraturas”. De acordo com o especialista, “o risco de fratura do quadril apresenta uma modesta relação com o consumo de doses elevadas de cafeína, superiores a cinco xícaras diárias segundo alguns estudos”.

É considerado um consumo exagerado quando a pessoa ultrapassa a ingestão de quatro xícaras diárias de café. No caso das mulheres na pós-menopausa, o ideal é recomendar a ingestão de três a quatro porções de alimentos ricos em cálcio por dia e evitar o excesso de bebidas ricas em cafeína.

Sobre a Campanha Firme e Forte

Lançada em 2011, o objetivo Campanha Firme e Forte Osteoporose é alertar e orientar a população sobre a importância da prevenção e combate à osteoporose, doença silenciosa, tão perigosa quanto à hipertensão e que já atinge 10 milhões de brasileiros. As ações estão programadas para acontecer até o fim de 2012, trazendo informações sobre a doença, ações de alerta para mudança de hábitos de vida e alimentares, além da prevenção.

É uma iniciativa inédita da Abrasso – Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo e conta com o apoio do Ministério da Saúde, da International Osteoporosis Foundation (IOF) e da Federação Nacional e de Associações de Pacientes e de Combate à Osteoporose (Fenapco). Para saber mais sobre a campanha, basta acessar o link:  http://sejafirmeforte.com.br. Lá é possível encontrar informações, entrevistas e muitas dicas sobre o tema.