Azia, queimação e dores fortes no estômago causam indisposição e prejudicam as atividades cotidianas. Quando este incômodo é passageiro não há com quem se preocupar: o problema é quando a dor é persistente, o que caracteriza um sinal de gastrite.
A gastrite pode ser causada por estresse, ingestão de medicamentos, alimentos contaminados por bactérias e até o excesso de bebidas alcoólicas. Em casos crônicos, leva à destruição da barreira protetora que reveste do estômago, permitindo que o ácido gástrico irrite ainda mais o local. A boa notícia é que existem chás caseiros que tratam a gastrite e outros problemas estomacais, amenizando as dores locais e o mal-estar.
Plantas medicinais contra dores no estômago
Em seu perfil no Instagram, a nutricionista Fernanda Granja lista alguns ingredientes que são tiro e queda contra azia, queimação e gastrite. Entre eles estão:
Espinheira santa: possui propriedades medicinais que acabam com as dores estomacais. A planta traz os chamados taninos, que têm alto poder cicatrizante nas lesões do estômago, já que conseguem controlar a produção de ácido clorídrico.
Hortelã: a menta apresenta substâncias carminativas e anti-inflamatórias capazes de curar as feridas formadas pelo suco gástrico no estômago. Consegue reconstituir a camada protetora do órgão e, ainda estimula o fluxo da bile, responsável por digerir a gordura.
Camomila: calmante, esta planta consegue acalmar as paredes do estômago, diminuindo os incômodos. Também relaxa o sistema nervoso e combate o estresse que pode gerar azia e queimação.
Erva cidreira: para acabar com a azia, nada melhor que um chá de erva cidreira. A planta alivia sintomas de queimação e traz proteção extra às paredes do estômago.
Gengibre: a raiz consegue estimular a secreção dos sucos gástrico ao mesmo tempo em que blinda as mucosas que protegem o tubo digestivo.
Chás para acabar com azia e queimação
A nutricionista Fernanda Granja recomenda os chás de espinheira santa, hortelã, camomila, erva-cidreira e gengibre para “tirar a dor com a mão” e acabar com azia, queimação e gastrite. Estes ingredientes podem ser utilizados juntos ou separados: a dica é tomar o chá vezes ao dia, sempre antes das 16 horas para não atrapalhar o sono.
Segundo ela, estes chás não são indicados para grávidas, tentantes ou crianças. A bebida pode ser servida quente ou gelada – só não vale “requentar”. É bom fazer e tomar na hora.
https://www.instagram.com/p/BoWg5VolCa9/?taken-by=fernandagranjanutri