A eficácia da integração entre a medicina alternativa e a tradicional começa a ter uma nova dimensão entre os profissionais dos dois segmentos. Relatos sugerem que a Medicina Alternativa é um excelente complemento aos tratamentos convencionais, acelerando e otimizando o processo de cura. Entre os tratamentos com integração de maior sucesso estão o de câncer, fecundação em vitro (IVF) e cirurgias. A acupuntura tem sido uma das mais utilizadas nesta integração.
Quando optar pelos dois
Câncer
Pacientes com câncer buscam cada vez mais os tratamentos alternativos, principalmente para amenizar a dor e o desconforto provocados pelas terapias convencionais. Quimioterapia, radioterapia e as cirurgias são os que mais debilitam. Para combater principalmente os efeitos colaterais da quimioterapia, a massagem e a meditação são as mais recomendadas. Auxiliam não só no fortalecimento do organismo, como ao paciente a lidar com os receios derivados da situação que enfrenta.
Acupuntura para FIV
Conforme uma revisão de estudos realizados no passado, feita pelo New York University Fertility Center, a acupuntura impulsiona as chances de sucesso na fertilização in vitro. Admitindo que não entendem claramente por quê, ou como a acupuntura tem impacto positivo para a FIV, os médicos observaram, todavia, que está comprovado que afetam o bem-estar. A ioga também entra na lista. Para o Dr. Frederick Licciardi, que conduziu o estudo, a resposta pode ser o fato de tais práticas melhoram a saúde em geral da melhor, e é por isso que produz resultados na fertilização in vitro.
Massagem terapêutica após cirurgia no joelho
As evidências sugerem que a massagem terapêutica acelera a recuperação depois de uma cirurgia no joelho. Enquanto a cirurgia auxilia a reparar o tecido danificado, o massoterapeuta faz com que essa recuperação seja mais eficaz. Reduz a dor e o desconforto pós-operatório, e deixa o paciente menos dependente de analgésicos. Também proporciona sentimentos maiores de calma e bem-estar.