Aquela sensação desconfortável de barriga inchada pode estar associada a hábitos que você nem imagina. Comer e conversar ao mesmo tempo, por exemplo, é uma das causas mais comuns deste estufamento no abdômen.
Esta deglutição de ar involuntária e em excesso durante as refeições, que piora quando se fala ou ri enquanto come, tem até um nome: aerofagia.
Sintomas da aerofagia
É comum engolir ar durante as várias tarefas cotidianas, mas quando em abundância, ele acaba ultrapassando os pulmões e chega ao sistema gastrointestinal. No estômago, podem aparecer sintomas nada agradáveis, como flatulência, arrotos, refluxos ácidos e distensão abdominal.
Por isso, especialistas recomendam evitar conversas na hora da comida, para que o excesso de ar não comprometa a digestão – e nem cause a sensação de estufamento e inchaço na barriga.
Como evitar o estufamento abdominal?
Outras medidas simples também podem prevenir este problema: além de deixar de falar durante o almoço ou jantar, a dica é sentar-se para comer, saboreando devagar cada alimento e mantendo o foco na refeição, sem distrações como TV ou smartphones.
Não beber nenhum líquido junto com a comida, mastigar de boca fechada e cortar o hábito de mascar chiclete também ajudam a não ingerir excesso de ar, assim como reduzir o consumo de bebidas com gás, como refrigerantes.