Depois de um dia cansativo de trabalho, você volta para casa com uma dor entre os ombros e o pescoço que demora para ir embora? Esse quadro é típico de uma dor tensional, aquela que surge quando permanecemos muito tempo em uma posição inadequada ou somos submetidos a uma grande quantidade de estresse no dia a dia.
Leia também:
6 coisas que você faz errado e que detonam a saúde da sua coluna
Sua tendinite na verdade pode ser bursite (ou vice-versa): aprenda a diferenciar
Como acabar com a cólica SEM remédio: 5 fórmulas que você nunca vai esquecer
Dor tensional: o que é e duas causas
Pessoas que passam várias horas focadas em uma única atividade, como as que trabalham em frente ao computador, tendem a sentar em uma postura incorreta e podem acabar sofrendo uma contratura muscular, isso é, uma contração involuntária que provoca dores quando o músculo relaxa e volta à sua posição natural. O resultado é a uma dor que se concentra principalmente entre os ombros e o pescoço, formando os famosos nódulos de tensão, que podem ser sentidos no toque. As costas também podem ser afetadas.
Além da postura inadequada, dor tensional pode ser causada por outra coisa que “todo santo dia” nos persegue: o estresse. Quando estamos sob uma forte pressão, seja no trabalho, seja em casa, o corpo libera hormônios que aumentam a tensão dos músculos como forma de prepará-los para uma situação de perigo. É por isso que depois de uma situação pontual de nervosismo ou um susto grande, sentimos dores em pontos específicos do corpo.

Prevenção
Praticar atividades físicas regularmente é o primeiro passo para combater a dor tensional. Enquanto os exercícios aeróbicos diminuem os hormônios do estresse e aumentam a produção de endorfinas, as substâncias do prazer e do bom humor, os exercícios de força melhoram o tônus muscular.
Sentar com uma postura correta no trabalho e fazer pausar constantes para alongar o corpo, principalmente os braços, ombros, costas e pescoço também é fundamental para evitar a formação dos nódulos de tensão.
Tratamento
Ao sentir dor ou desconforto muscular, procure um profissional para investigar as causas e indicar o tratamento correto. Fisioterapeuta especializada no controle da dor, Patricia Mazoni explica que para tratar as dores físicas, incluindo as tensionais, nem sempre é preciso recorrer a medicamentos.

Algumas terapias alternativas, como a tecnologia TENS (Neuroestimulação Elétrica Transcutânea), são capazes de aliviar a dor e tratar diversos tipos de doenças. Muito utilizada em consultórios e clínicas de fisioterapia, essa tecnologia age por meio de pulsos elétricos que têm efeito analgésico e aumentam a liberação dos neurotransmissores responsáveis pela redução da dor.
Tanyx é o primeiro aparelho TENS portátil do mercado e traz resultados positivos com apenas 30 minutos de uso diário. “Tanyx é descartável, seguro e de fácil aplicação. O estímulo da dor é ‘mascarado’ pelos estímulos da tecnologia TENS, que impedem que a sensação de dor chegue ao cérebro”, afirma a Professora Doutora Gabriela Rocha Lauretti, chefe do Departamento de Dor do Hospital das Clínicas da USP – Ribeirão Preto.