Dormir pouco está relacionado a acúmulo de gordura na barriga: estudo mostra como

por | abr 12, 2022 | Saúde

Se você não dorme o suficiente à noite, pode apresentar chance maior de ter acúmulo de gordura na barriga, segundo um estudo publicado recentemente no Journal of the American College of Cardiology.

Estudo traça relação entre dormir pouco e acúmulo de gordura abdominal

O experimento, realizado pela Mayo Clinic, envolveu 12 voluntários saudáveis e não obesos entre 19 e 39 anos, durante o período de 21 dias.

Nos primeiros quatro dias, todos foram autorizados a dormir por 9 horas. Nas duas semanas seguintes, metade teve o sono limitado a 4 horas, enquanto o restante ainda podia dormir por 9 horas.

Depois disso, ambos os grupos tiveram 3 dias e noites de recuperação, com 9 horas de sono. Todas as pessoas envolvidas puderam comer o quanto quisessem ao longo do estudo.

Como falta de sono interfere na gordura da barriga: resultados

Poucas horas de sono resultam em um aumento de 9% na área total de gordura abdominal e um aumento de 11% na gordura visceral, descobriu o trabalho científico.

Embora a gordura seja normalmente depositada sob a pele, o sono insuficiente faz com que ela se mova para áreas viscerais ao redor dos órgãos, onde ela pode causar mais danos à saúde.

Esse tipo de gordura já foi anteriormente associado a doenças cardíacas e a outras condições graves de saúde, como Alzheimer, acidente vascular cerebral e diabetes tipo 2.

Além de apresentarem aumento no acúmulo de gordura na barriga, os participantes que dormiam menos também consumiam uma média de 300 calorias extras por dia, observaram os pesquisadores.

“Nossas descobertas mostram que o sono encurtado, mesmo em indivíduos jovens, saudáveis e relativamente magros, está associado a um aumento na ingestão de calorias, um aumento muito pequeno no peso e um aumento significativo no acúmulo de gordura dentro da barriga”, afirmou Virend Somers, pesquisador da Mayo Clinic, em comunicado à imprensa.

Gordura na barriga

or que a barriga cresce: 5 razões que não tem relação com alimentação
Tamanho da barriga importa mais do que o peso na balança: veja limite saudável
Gordura “profunda” é a mais perigosa e até quem é magro pode ter: como identificar