Dormir com ventilador ligado pode causar alergia e até torcicolo

Pegar no sono e dormir tranquilamente em uma noite quente de verão pode ser, de fato, uma tarefa árdua. Mas em vez de recorrer ao tradicional ventilador para se refrescar, considere que o hábito pode não ser tão positivo e até mesmo provocar problemas de saúde.

Por que dormir com ventilador ligado faz mal

De acordo com o site Sleep Advisor, especializado em informações sobre sono de qualidade, manter no quarto um ventilador não somente promove circulação de ar, mas também de pólen e poeira, algo que prejudica a saúde de quem sofre de alergias e asma.

Dormir com um ventilador ligado no quarto ainda pode provocar ressecamento da pele e das cavidades nasais que, muito secas, podem exigir maior produção de muco, piorando quadros de sinusite, por exemplo.

E saiba que até mesmo desconfortos musculares podem surgir durante à noite se você dormir ao lado de um ventilador. Pessoas que dormem sob uma brisa direta podem acordar com músculos rígidos ou doloridos.

Isso ocorre porque o ar frio concentrado pode deixar os músculos tensos e resultar em câimbras.

ShutterStock

O problema é especialmente maior se um indivíduo dorme com o ventilador perto do rosto e pescoço. Se você acordou com um torcicolo pela manhã, pode ser por causa da brisa constante, explicam.

Dicas para ter uma boa noite de sono